Windows Vista não consegue superar vendas do XP na semana de estreia
O Windows Vista, o novo sistema operativo da Microsoft, não foi capaz de superar as vendas do seu antecessor, o XP, na primeira semana em que foi lançado no mercado, segundo os dados revelados hoje pela NPD Research.
As menores vendas do programa não tiveram a ver directamente com a resistência dos consumidores face ao Vista, cujas vendas arrancaram a 30 de Janeiro. Segundo a NPD Research, a quebra face ao Windows XP é justificada com o facto dos consumidores terem aproveitado a ocasião para adquirirem novos computadores, com direito a actualização do sistema operativo.
PUB
"As vendas do ‘software’ por si só estão a ser responsáveis por uma pequena fatia das vendas do Windows", afirmou Chris Swenson, analista da NPD Research, citado pela agência Bloomberg, acrescentando que "estamos a ver um aumento na venda de ‘hardware’ o que, provavelmente, irá compensar as vendas de ‘software’".
A análise da NPD não inclui as vendas do Vista que vêm pré-instalados nos computadores. Durante a primeira semana de comercialização do novo sistema operativo da Microsoft no mercado, as vendas de computadores cresceram 67% em termos homólogos.
As encomendas do programa Windows Vista foram 59% inferiores à do seu antecessor, o Windows XP, que começou a ser vendido no final de Outubro de 2001. Em termos de receitas, o novo sistema operativo rendeu menos 32% que o XP nos primeiros cinco dias no mercado.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda