CaetanoBus vai produzir em Portugal autocarros elétricos com chassis nórdicos

A empresa de Gaia firmou uma parceria estratégica com a Scania para desenvolver uma versão elétrica a baterias do icónico modelo de longo curso Levante, com uma autonomia até 600 km, cuja produção em série deverá arrancar no próximo ano.
1/2
Foto: D.R. CaetanoBus e Scania unem-se para produzir autocarros elétricos em Gaia, com autonomia até 600 km Foto: D.R. Autocarro elétrico CaetanoBus com chassis Scania, produção em Gaia
Rui Neves 10:47

Dois meses depois de ter entregado os primeiros cinco autocarros elétricos movidos a hidrogénio para a Finlândia, a CaetanoBus anuncia que, no âmbito de uma “parceria estratégica com a unidade de R&D da finlandesa Scania”, codesenvolveu um autocarro elétrico a baterias de longo curso.

“Esta colaboração combina o vasto ‘know how’ da CaetanoBus no design e fabrico de soluções de mobilidade elétrica com a tecnologia de chassis de referência mundial da Scania, resultando num veículo que estabelece novos padrões na indústria”, enfatiza a empresa portuguesa, em comunicado.

PUB

O Caetano e.Levante com chassis Scania para 57 passageiros terá autonomia “até 600 km”, suportando carregamentos rápidos “até 325 kW”, sendo a propulsão assegurada “por um motor elétrico de 330 kW acoplado a uma caixa de quatro velocidades”.

Revelado na Busworld, maior feira mundial de autocarros, que está a decorrer em Bruxelas, o Caetano e.Levante terá “uma capacidade de bagagem praticamente equivalente à dos autocarros diesel”, garante a CateanoBus.

“Esta parceria com a Scania reforça a nossa visão de sermos pioneiros na mobilidade zero emissões e consolida a visão e a estratégia de longo prazo da CaetanoBus com papel ativo na descarbonização dos transportes de passageiros na Europa”, afirma Nuno Lago de Carvalho, CCO e administrador da CaetanoBus.

PUB

“A introdução do Caetano e.Levante representa um marco importante para a empresa, expandindo o nosso portefólio para além dos autocarros urbanos elétricos a bateria e a hidrogénio, entrando agora no segmento interurbano e de longo curso”, realça Nuno Lago de Carvalho.

Apresentando-se como fabricante líder de autocarros emissões zero urbanos (e.CityGold e H2.CityGold) e de aeroporto (e.Cobus), a CaetanoBus adianta que “a produção em série do Caetano e.Levante com chassis Scania terá início em Portugal em 2026”.

PUB

Detida pela Toyota Caetano Portugal e pelos japoneses da Mitsui Group, a CaetanoBus fechou o último exercício com um volume de negócios de 107 milhões de euros, o que representou uma quebra ligeira de 1,1% face ao ano anterior, tendo vendido um total de 371 unidades, mais 5% do que em 2023.

Pub
Pub
Pub