Chinesa BYD destrona Tesla e é "campeã" nos elétricos na Europa em abril

Enquanto a fabricante liderada por Elon Musk tem visto as vendas cair, em parte como reação às posições polémicas do bilionário, a marca chinesa vai conquistando adeptos no Velho Continente.
DR
Pedro Curvelo 22 de Maio de 2025 às 16:00

A chinesa BYD alcançou em abril mais um marco histórico ao ser a marca que mais veículos totalmente elétricos na Europa, destronando a Tesla, segundo dados da consultora JATO Dynamics divulgados esta quinta-feira.

PUB

No mês passado, a BYD entregou 7.231 automóveis 100% elétricos, batendo a fabricante liderada por Elon Musk por escassas 66 unidades. Ainda assim, é um feito inédito.

"Este é um ponto de viragem para o mercado automóvel europeu, principalmente se tivermos em conta que a Tesla lidera o mercado de carros elétricos na Europa há anos e a BYD só expandiu formalmente as suas operações para além da Noruega e Países Baixos em finais de 2022", refere Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics.

PUB

A procura por veículos elétricos na Europa atravessa um bom momento, com um crescimento homólogo de 28% em abril, impulsionado em grande parte pelas marcas chinesas. 

Apesar da imposição por Bruxelas de tarifas adicionais em outubro do ano passado aos veículos elétricos oriundos da China, as matrículas de elétricos chineses em abril disparou 59% face aos valores de um ano antes, enquanto os fabricantes europeus, japoneses, sul coreanos e norte-americanos apresentaram um crescimento de 26%.

A castigar a Tesla está o fim de ciclo do popular Model Y, com a nova versão ainda prestes a chegar, mas também - e segundo alguns, principalmente - os "anticorpos" gerados por Elon Musk devido às suas controversas posições políticas e aproximação à Administração Trump.

PUB
Pub
Pub
Pub