Alemães viram as costas a Musk. Vendas da Tesla afundam 60% até abril
Após ser um trunfo para a Tesla durante anos, Elon Musk estará agora a castigar as vendas da fabricante automóvel, principalmente na Europa.
A Tesla vendeu apenas 885 veículos na Alemanha em abril, uma quebra homóloga de 45,9%, revelou esta terça-feira a associação automóvel germânica KBA. Isto apesar de as vendas de varros elétricos terem crescido no país.
A fabricante norte-americana estará a ser fortemente penalizada pelas polémicas posições assumidas pelo seu CEO, Elon Musk, que apoia partidos de extrema-direita em vários países europeus.
Este posicionamento de Musk terá caído particularmente mal em países onde a ameaça dos partidos de extrema-direita é mais evidente, como é o caso da Alemanha, Países Baixos, França ou nos países nórdicos.
Nos primeiro quatro meses deste ano, a Tesla entregou apenas 5.820 unidades na Alemanha, o maior mercado automóvel do Velho Continente, o que representa uma quebra de 60,4% face ao primeiro quadrimestre de 2024.
Também hoje, foi revelado que as vendas no Reino Unido em abril ficaram apenas por 562 unidades, uma queda de 62%.
Este fenómeno verifica-se em outros países europeus, incluindo Portugal. Assim, no mercado nacional, em abril as vendas da Tesla recuaram 33%, para 302 veículos. Na Suécia as vendas da Tesla afundaram 80,7% para o valor mais baixo desde outubro de 2022, nos Países Baixos encolheram 73,8%, na Dinamarca a quebra foi de 67,2%, em França a queda cifrou-se em 59,4%, na Bélgica o recuo cifrou-se em 55% e em Espanha a descida foi de 36%.
Mais lidas