Italiano Antonio Filosa é o novo CEO da Stellantis após vazio deixado por Carlos Tavares
A administração da Stellantis nomeou, por unanimidade, o italiano Antonio Filosa para o cargo de CEO, pondo fim a um processo de seis meses de busca por um sucessor do português Carlos Tavares, que se demitiu no início de dezembro do ano passado, anunciou esta quarta-feira a empresa.
Filosa, que era o atual "chief operating officer" (COO) do grupo para a América do Norte, conta com 25 anos de experiência na indústria automóvel, tendo iniciado a carreira na Fiat. O gestor italiano também já tinha desempenhado funções como COO na Stellantis para a América do Sul e também como CEO da Jeep.
PUB
O novo CEO assumirá funções a 23 de junho, altura em que o presidente-executivo do grupo, John Elkann, deixará o cargo que ocupava de forma provisória.
A Stellantis indica, em comunicado, que irá convocar uma assembleia-geral de acionistas extraordinária nos próximos dias para a eleição de Filosa como CEO.
O grupo destaca o papel de Antonio Filosa na criação da fábrica do grupo em Pernambuco, no Brasil, e, nos seis meses em que desempenhou o cargo de COO para a América do Norte, o seu trabalho em melhorar a posição da Stellantis nos EUA. Foram exatamente as dificuldades nos Estados Unidos que levaram a que Carlos Tavares fosse "empurrado" da liderança do grupo.
PUB
A Stellantis assinala que também a 23 de junho, Filosa irá anunciar a sua nova equipa diretiva.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda