Lucid sobe mais de 27% após investimento da Uber

A Uber investiu 300 milhões de dólares na parceria com a Lucid para desenvolver veículos autónomos. Projeto quer chegar às ruas no fim de 2026. No "pre-market" os ganhos chegaram a ser de 60%.
Uber quer concorrer diretamente com a Waymo.
Sebastian Gollnow/AP
Inês Pinto Miguel 17 de Julho de 2025 às 14:39

A fabricante de veículos elétricos Lucid está a subir 27% na abertura dos mercados, nesta quinta-feira, mas no "pre-market" o crescimento chegou a ser de 60% ao longo da manhã. Esta valorização deve-se ao investimento de 300 milhões de dólares da Uber na fabricante automóvel para um acordo de desenvolvimento de robotáxis. 

O objetivo é lançar estes táxis autónomos numa grande cidade dos Estados Unidos no fim do próximo ano. A startup Nuro juntou-se a este projeto. 

PUB

A colaboração deverá implementar 20 mil veículos da Lucid equipados com o sistema de autonomia da Nuro ao longo dos próximos seis anos. E a Uber? Estes 20 mil veículos vão estar exclusivamente ao serviço da plataforma norte-americana. 

Na base deste acordo está o investimento de 300 milhões de dólares na parceria, sendo que os veículos autónomos serão propriedade da Uber. O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, admitiu que os veículos autónomos "têm um enorme potencial para transformar positivamente as nossas cidades". 

Já o CEO interino da Lucid, Marc Winterhoff, afirma que o "investimento da Uber valida a plataforma altamente capaz da Lucid como ideal para veículos autónomos", sendo os automóveis ideais para a partilha de viagens.

PUB

A Uber quer ganhar espaço nas viagens partilhadas em automóveis sem condutor, depois da Tesla ter lançado o seu robotáxi em Austin e da dona da Google estar a expandir a operação da unidade Waymo, que já soma 1.500 veículos na rua.

A esta hora a Lucid Air segue a ganhar 27% para um valor de 2,9535 dólares por ação.

Pub
Pub
Pub