Mercado automóvel com crescimento mais baixo dos últimos 30 meses

Há 30 meses que a variação homóloga das vendas de veículos em Portugal não era tão baixa. Em Abril, cresceu 7%, segundo dados da ACAP. A Volkswagen perde quota de mercado.
Volkswagen
Bloomberg
Alexandra Machado 03 de Maio de 2016 às 17:15

O mercado automóvel dá sinais de abrandamento. De acordo com a ACAP (Associação Automóvel de Portugal), o crescimento homólogo de 7% das vendas em Portugal registado em Abril significa o valor mais baixo dos últimos 30 meses, "o que demonstra uma clara tendência de desaceleração do mercado", diz em comunicado.

PUB

No quarto mês do ano, foram vendidos 18.918 veículos ligeiros e pesados, o que coloca o acumulado do ano nas 86.725 unidades, um crescimento face a igual período do ano passado de 21,2%. 

No segmento de ligeiros de passageiros e comerciais foram vendidos 18.578 automóveis, sendo 15.984 ligeiros de passageiros. Estes números demonstram subidas homólogas, respectivamente, de 6,7% e 6,4%. Já nos comerciais, a subida foi de 8,4% para um total, em Abril, de 2.594 unidades.

PUB

Considerando todo o ano, até ao final de Abril, foram vendidos 74.412 ligeiros de passageiros e 10.661 comerciais. No total do mercado de ligeiros, o crescimento nos quatro primeiros meses do ano foi de 21%, com uma subida de 21,5% nos ligeiros de passageiros. 

O mês de Abril, este ano, trouxe novas taxas de imposto sobre circulação (IUC), já que o Orçamento do Estado só entrou em vigor nesse mês.

PUB

Volkswagen foi a que mais quota perdeu

No acumulado do ano, no segmento de ligeiros, a Volkswagen é a construtora que mais quota de mercado perdeu em Portugal. Face a 2015, este ano a empresa alemã vai com uma perda de quota de 1,1 pontos percentuais e depois de descoberta a falsificação dos testes de emissões de gases nocivos em Setembro do ano passado.

Só no mês de Abril, a perda de quota foi, em Portugal, de 1,27 pontos. É ainda assim a terceira marca mais vendida, em termos de ligeiros, estando com uma quota de 8,18%. Segue de perto a Mercedes-Benz, que vai com uma quota de 7,08%, também em perda face ao ano anterior.

PUB

A Renault consolida, por outro lado, a liderança. Vendeu mais de 10 mil automóveis nos quatro primeiros meses do ano, estando com uma quota de 12,61%, o que representa um ganho de 0,25 pontos. A marca francesa foi mesmo a única do Top 5 a ganhar quota de mercado, já que o seu crescimento de 23,5% foi superior à das restantes marcas desse ranking.

A Peugeot mantém-se na segunda posição, com mais de 8,8 mil carros vendidos, e em crescimento de 20,6% face a igual período do ano passado.

PUB

No segmento de luxo, o ano segue animado, em particular para três marcas. A Maserati já vendeu 13 unidades este ano, a Ferrari quatro e a Aston Martin três.

Abril

2016

Abril

2015

%

Variação

Jan-Abril

2016

Jan-Abril

2015

%

Variação

Ligeiros Passageiros 15.984 15.016 6,4% 74.412 61.244 21,5%
Comerciais Ligeiros 2.594 2.394 8,4% 10.661 9.082 17,4%
Total de Ligeiros 18.578 17.410 6,7% 85.073 70.326 21,0%
Total Pesados 340 274 24,1% 1.652 1.223 35,1%
Total do Mercado 18.918 17.684 7,0% 86.725 71.549 21,2%

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Automóvel ACAP Abril mercado ligeiros
Pub
Pub
Pub