Preço do T-Roc da Autoeuropa começa nos 25 mil euros
O novo modelo em produção na Autoeuropa , o T-Roc, é a aposta da Volkswagen (VW) no segmento SUV, que a marca quer liderar, revela Miguel Sanches.
PUB
O que é que representa o novo modelo para a Autoeuropa?
Representa um grande processo de crescimento. A fábrica produzia até agora modelos de nicho, o T-Roc é um SUV novo no portefólio da VW, é um carro de grande volume. Significa entrarmos na liga das grandes fábricas em termos de dimensão. Para a região significa mais emprego e um contributo importante para o desenvolvimento da economia portuguesa.
PUB
Este modelo rompe com algum conservadorismo da VW. Qual é o toque de vanguarda?
O toque de vanguarda é que é um SUV de entrada, que se posiciona abaixo do VW Tiguan, até agora o modelo de entrada nos SUV da Volkswagen. O que o torna diferente é combinar a versatilidade de um utilitário com uma imagem mais desportiva de um coupé. Também a nível de cores, terá 11 cores de carroçaria combinadas com quatro cores de tejadilho como opção, o que torna o carro bastante apelativo para uma clientela mais desportiva, mais dinâmica, mais jovem.
PUB
Em investimento tecnológico, o que trouxe à Autoeuropa?
Este carro partilha a plataforma MQB, comum à restante gama de carros do grupo. Foi feito um investimento forte em tecnologia para dotar a Autoeuropa da capacidade de produzir modelos com a plataforma MQB. Para dotar a fábrica da capacidade de pintar carroçaria e tejadilho em cores diferentes foi feito um investimento significativo num novo edifício de pintura.
PUB
Quando é que o T-Roc chega aos stands?
A introdução de mercado na Alemanha vai ser em inícios de Novembro, em Portugal vai ser no final de Novembro, início de Dezembro.
PUB
A Autoeuropa vai produzir o T-Roc para que países?
Para todos os mercados, excepto China, que terá o seu próprio T-Roc numa versão ligeiramente diferente, e América do Norte, para onde ainda não há previsão. De resto, o T-Roc vai ser produzido em Portugal para todo o mundo.
PUB
Já se sabe quanto vai custar o T-Roc em Portugal?
Penso que as versões base andarão nos 24 mil a 25 mil euros.
PUB
O objectivo é ser líder do mercado neste segmento?
O objectivo é sermos líderes no que fabricamos. Fomos líderes muitos anos no segmento MPV, com o Sharan, Alhambra e Ford Galaxy, em parceria com a Ford. O segmento dos SUV está em grande crescimento. Já disse aos colaboradores que a Autoeuropa vai deixar de ser a fábrica do MPV para ser a fábrica do SUV. O T-Roc é parte da ofensiva SUV da VW e pretende-se que seja líder de mercado.
Quais podem ser as vendas?
PUB
Vamos produzir 180 mil a 190 mil unidades por ano.
Director-geral da Autoeuropa
PUB
É a previsão de vendas anual?
Exactamente.
PUB
O mercado está a corresponder em encomendas?
Claro. Em 2015 tínhamos uma estimativa, mas com o crescimento do segmento SUV as expectativas foram aumentando. Existe muito interesse do mercado.
As encomendas são de onde?
PUB
Já temos encomendas de todos os mercados onde estamos a planear. Vamos começar já a fabricar encomendas de cliente final.
O T-Roc abre a porta a um novo modelo?
Não existe para já outro modelo, mas para nos mantermos dentro dos compromissos assumidos com a casa-mãe é bastante importante continuarmos activos na procura de um novo modelo para dar continuidade ao segmento MPV e ao T-Roc.
PUB
Quais é que vão ser as motorizações do T-Roc?
O T-Roc vai ser equipado com cinco motores, duas caixas, 11 combinações motor-caixa. Motores gasolina com 1.000 centímetros cúbicos (CC), 1.500 CC e 2.000 CC. Motores diesel com 1.600 CC e 2.000 CC. E há o motor 1.000 CC, com três cilindros, bi-turbo, bastante atraente do ponto de vista de performance e, em países onde a carga fiscal incide sobre a cilindrada, será um modelo bastante competitivo.
Vai haver versão eléctrica?
PUB
Não está para já prevista versão eléctrica nem híbrida. Não me espantaria que mais tarde fosse equacionada a versão híbrida, mas dependerá do sucesso do carro no mercado e da capacidade da Autoeuropa conseguir cumprir com os requerimentos dos clientes, do mercado.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda