Vendas da Tesla descem no segundo trimestre penalizadas por falta de baterias
No segundo trimestre do ano, a fabricante de carros eléctricos Tesla vendeu menos cerca de três mil veículos que nos três primeiros meses do ano. A empresa liderada por Elon Musk vendeu 22 mil automóveis no segundo trimestre quando, no período trimestral anterior, tinha superado a fasquia dos 25 mil carros, de acordo com a Bloomberg. Concretamente, de Abril a Junho foram vendidos 12 mil veículos Model S e 10 mil carros Model X.
PUB
Ainda assim, no conjunto, as vendas registado nestes seis primeiros meses do ano permitiu à empresa cumprir com os planos traçados para esta área. A expectativa da companhia era que fossem comercializados entre 47 mil e 50 mil veículos no primeiro semestre.
O comunicado da fabricante automóvel, citado pela agência de informação, indica que "o principal factor que afectou as entregas [de carros] no segundo trimestre foi um severo défice de produção das baterias de 100 kWh, que são feitas com recurso a novas tecnologias, em novas linhas de produção".
PUB
As expectativas para a segunda metade do ano é que as vendas do Model S e do Model X superem as vendas registadas no primeiro semestre se "as condições económicas mundiais não piorarem consideravelmente".
Ben Kallo, analista da Robert W. Baird& Co, disse à Bloomberg, que as vendas da empresa "no geral, estão próximas" das expectativas. Dois analistas consultados pela agência antecipavam que a Tesla tivesse vendido 22.900 veículos no trimestre. "Os olhos estão agora postos no Model3. Viu-se que foram vendidos 12 mil [carros] Model S, o que é positivo porque havia o receio que houvesse uma canibalização", acrescentou Kallo.
PUB
Esta segunda-feira, 3 de Julho, Elon Musk anunciou que o Model 3 da Tesla passou em todos os requisitos regulamentares para produção. A expectativa agora é que o primeiro carro fique completo na próxima sexta-feira, disse ainda o fundador da Tesla. Para a última sexta-feira deste mês, 28 de Julho, está agendada uma festa para os primeiros 30 clientes do Model 3.
O Model 3 foi apresentado em Março do ano passado e terá como preço base 35 mil dólares. Este veículo é o culminar de um caminho que está a ser feito há 15 anos pela empresa para ter um carro eléctrico pequeno e mais barato, que possa chegar à maioria dos consumidores.
PUB
As acções da Tesla terminaram a sessão desta segunda-feira, 3 de Julho, a recuar 2,49% para 352,62 dólares. Ainda assim, desde o início do ano as acções da empresa liderada por Elon Musk já dispararam 65,01%, algo que se deve, de acordo com a agência, à antecipação que os investidores estão a fazer em relação a este carro. A capitalização bolsista da Tesla está acima dos 57,9 mil milhões de dólares.
Mais lidas
O Negócios recomenda