Vendas de carros na União Europeia caem pela primeira vez em seis meses
As vendas de ligeiros de passageiros na União Europeia recuaram em Setembro pela primeira vez em seis meses, revelou esta quarta-feira a Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA). Esta correcção já era esperada, depois de a antecipação das compras devido à entrada em vigor da nova norma de emissões (WLTP) ter levado a uma subida das vendas em Agosto.
PUB
"Em Setembro de 2018, os registos de novos carros de passageiros na União Europeia recuaram 23,5%. No entanto, isto não surpreende, uma vez que a introdução da nova norma de emissões WLTP no início do mês passado levou a um aumento excepcional dos registos em Agosto (+31,2%)", revelou a entidade.
PUB
As vendas caíram 23,5% para 1.091.220 unidades em Setembro, face ao período homólogo, naquela que é a primeira descida desde Março, quando as vendas recuaram 5,3%. "Como resultado, a maioria dos países da União Europeia registou perdas de dois dígitos em Setembro, incluindo os cinco maiores mercados", diz a ACEA.
PUB
Apesar de terem recuado em Setembro, as vendas subiram nos primeiros nove meses do ano. A procura por carros ligeiros cresceu 2,5%, numa tendência que foi acompanhada por Portugal: as vendas recuaram 14% no mês passado, mas subiram 6,5% no acumulado do ano.
PUB
Quanto aos cinco maiores mercados, a procura cresceu em Espanha (+11,7%), França (+6.5%) e Alemanha (+2,4%), mas recuou em Itália (-2,8%) e no Reino Unido (-7,5%).
Mais lidas
O Negócios recomenda