CaetanoBus vai produzir em Portugal autocarros elétricos com chassis nórdicos
A empresa de Gaia firmou uma parceria estratégica com a Scania para desenvolver uma versão elétrica a baterias do icónico modelo de longo curso Levante, com uma autonomia até 600 km, cuja produção em série deverá arrancar no próximo ano.
Dois meses depois de ter entregado os primeiros cinco autocarros elétricos movidos a hidrogénio para a Finlândia, a CaetanoBus anuncia que, no âmbito de uma “parceria estratégica com a unidade de R&D da finlandesa Scania”, codesenvolveu um autocarro elétrico a baterias de longo curso.
“Esta colaboração combina o vasto ‘know how’ da CaetanoBus no design e fabrico de soluções de mobilidade elétrica com a tecnologia de chassis de referência mundial da Scania, resultando num veículo que estabelece novos padrões na indústria”, enfatiza a empresa portuguesa, em comunicado.
O Caetano e.Levante com chassis Scania para 57 passageiros terá autonomia “até 600 km”, suportando carregamentos rápidos “até 325 kW”, sendo a propulsão assegurada “por um motor elétrico de 330 kW acoplado a uma caixa de quatro velocidades”.
Revelado na Busworld, maior feira mundial de autocarros, que está a decorrer em Bruxelas, o Caetano e.Levante terá “uma capacidade de bagagem praticamente equivalente à dos autocarros diesel”, garante a CateanoBus.
“Esta parceria com a Scania reforça a nossa visão de sermos pioneiros na mobilidade zero emissões e consolida a visão e a estratégia de longo prazo da CaetanoBus com papel ativo na descarbonização dos transportes de passageiros na Europa”, afirma Nuno Lago de Carvalho, CCO e administrador da CaetanoBus.
“A introdução do Caetano e.Levante representa um marco importante para a empresa, expandindo o nosso portefólio para além dos autocarros urbanos elétricos a bateria e a hidrogénio, entrando agora no segmento interurbano e de longo curso”, realça Nuno Lago de Carvalho.
Apresentando-se como fabricante líder de autocarros emissões zero urbanos (e.CityGold e H2.CityGold) e de aeroporto (e.Cobus), a CaetanoBus adianta que “a produção em série do Caetano e.Levante com chassis Scania terá início em Portugal em 2026”.
Detida pela Toyota Caetano Portugal e pelos japoneses da Mitsui Group, a CaetanoBus fechou o último exercício com um volume de negócios de 107 milhões de euros, o que representou uma quebra ligeira de 1,1% face ao ano anterior, tendo vendido um total de 371 unidades, mais 5% do que em 2023.
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