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França exige à Renault diminuição dos níveis de emissões poluentes

O Estado francês, que é accionista da empresa, não vai avançar com o plano de redução da sua posição até que as acções da Renault voltem a subir. A fabricante vai ter de tomar medidas, mesmo sem as conclusões finais da comissão que investiga o caso.

15 de Janeiro de 2016 às 14:10

A Renault vai ter de tomar medidas para reduzir os níveis de emissões poluentes dos seus veículos. A exigência foi feita pela ministra do Ambiente de França, Ségolène Royal.

"Sem esperar as conclusões [da comissão técnica independente], a Renault tem de reagir imediatamente para ajustar os seus motores às normas", posicionou a ministra ao jornal Le Parisien. As conclusões são esperadas até ao Verão.

O apelido da ministra foi atribuído à comissão que está a testar os níveis de 100 modelos automóveis no país, 25 dos quais da Renault, depois da eclosão do escândalo Volkswagen em Setembro do ano passado. Nesse mês, a Volkswagen reconheceu ter adulterado as emissões de óxido de azoto (NOx) em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.

O apelido da ministra foi atribuído à comissão que está a testar os níveis de 100 modelos automóveis no país, 25 dos quais da Renault, depois da eclosão do escândalo Volkswagen em Setembro do ano passado. Nesse mês, a Volkswagen reconheceu ter adulterado as emissões de óxido de azoto (NOx) em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.

Ségolène Royal explicou que não foi possível provar qualquer falsificação voluntária nos 22 automóveis de oito fabricantes já submetidos a testes, embora a Renault tenha registado níveis de emissões de dióxido de carbono e óxido de azoto acima do aconselhado.

Ségolène Royal explicou que não foi possível provar qualquer falsificação voluntária nos 22 automóveis de oito fabricantes já submetidos a testes, embora a Renault tenha registado níveis de emissões de dióxido de carbono e óxido de azoto acima do aconselhado.

Em Dezembro do ano passado, a própria Renault tinha anunciado a sua intenção de investir 50 milhões de euros para aproximar os níveis de emissões poluentes nos testes com os registados em cenário de condução na estrada.

Em Dezembro do ano passado, a própria Renault tinha anunciado a sua intenção de investir 50 milhões de euros para aproximar os níveis de emissões poluentes nos testes com os registados em cenário de condução na estrada.

A fabricante automóvel foi alvo de buscas das autoridades antifraude do Governo francês na semana passada. A situação só foi tornada pública esta quinta-feira, 14 de Janeiro, levando as acções da empresa a cair mais de 20%.

A fabricante automóvel foi alvo de buscas das autoridades antifraude do Governo francês na semana passada. A situação só foi tornada pública esta quinta-feira, 14 de Janeiro, levando as acções da empresa a cair mais de 20%.

A agitação da Renault levou França a não avançar com o plano de redução da sua participação na Renault até uma subida nas acções da fabricante automóvel. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 15 de Janeiro, pelo ministro da Economia Emmanuel Macron. Em Abril de 2014, o Estado francês tinha aumentado a sua posição na Renault, para quase 20%, para assegurar o dobro dos direitos de voto.

A agitação da Renault levou França a não avançar com o plano de redução da sua participação na Renault até uma subida nas acções da fabricante automóvel. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 15 de Janeiro, pelo ministro da Economia Emmanuel Macron. Em Abril de 2014, o Estado francês tinha aumentado a sua posição na Renault, para quase 20%, para assegurar o dobro dos direitos de voto.

Os dados mais recentes apontam a Renault como a quarta maior fabricante automóvel do mundo. Em Portugal, a marca assegura a liderança na preferência dos portugueses, com uma quota de mercado acima dos 12%. Em 2015, foi a que mais vendeu no país: 26.747 carros, uma subida homóloga de 23,4%. No país detém ainda uma fábrica de componentes em Cacia, Aveiro.

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