Os automóveis mais seguros de 2016
A Euro NCAP, agência europeia dedicada à análise da segurança dos automóveis, destacou esta quarta-feira, 14 de Dezembro, os melhores veículos do ano em quatro categorias diferentes, após o teste de 18 modelos.
Na categoria de "Automóvel Familiar", o vencedor foi o Toyota Prius. A entidade destacou o seu pacote de segurança de série, o "Toyota Safety Sense", pelo seu desempenho e pela sua capacidade de evitar colisões com pedestres. No mesmo sentido também foi reconhecida a performance do SEAT Ateca. Este ano, a NCAP teve em conta para a categoria vários testes de sistemas de travagem automática na detecção de peões.
Para a categoria de "Melhor na Classe", a entidade de segurança automóvel avalia os sistemas de segurança dos veículos. Através de uma avaliação inicial com um sistema de estrelas, a NCAP avalia a segurança dos automóveis pelo seu equipamento de segurança. Numa segunda consideração são demonstrados os benefícios de um equipamento de segurança opcional. As avaliações foram feitas em segmentos como Superminis, Automóveis Familiares Pequenos e Pickups, de forma a potenciar o desenvolvimento de tecnologias de assistência nesses sectores.
O classe E da Mercedes-Benz, sendo o único veículo testado na categoria de "Carro Executivo", não pôde ser considerado o melhor da sua classe. A entidade salienta o veículo pela sua performance na protecção de crianças a bordo.
"Algumas tecnologias são caras, e nós reconhecemos que os fabricantes não possam incluí-las nos seus equipamentos ao longo de toda a gama e manter simultaneamente as variantes básicas acessíveis para o seu mercado-alvo", afirma Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP. No entanto, o mesmo sublinha que o sistema de dupla avaliação permite aos fabricantes tornar os automóveis mais acessíveis, dando aos consumidores a oportunidade de tirar proveito das melhores tecnologias de segurança automóvel.
Mais lidas