Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção automóvel em Portugal caiu 1,6% em Junho

Apesar da queda de 1,6% em Junho, os níveis de produção automóvel registaram um crescimento homólogo de 7,7% no primeiro semestre deste ano. 96,8% da produção foi destinada à exportação.

David Santiago dsantiago@negocios.pt 09 de Julho de 2014 às 15:54

Junho não foi um bom mês para a produção automóvel em Portugal, todavia no acumulado do ano os números são animadores para o sector da produção automóvel nacional.

 

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em Junho a produção automóvel caiu 1,6%, face ao mesmo mês em 2013, para uma produção total de 14.905 automóveis. No entanto, nos primeiros seis meses deste ano a produção automóvel em Portugal subiu 7,7% face ao mesmo período do ano passado. Entre Janeiro e Junho foram produzidos no território nacional 90.742 automóveis.

 

A redução da produção verificada em Junho deve-se, essencialmente, à quebra na produção de 4,4% nos veículos comerciais ligeiros e de 30,3% nos veículos pesados. Já a produção de veículos de passageiros manteve-se praticamente inalterada.

 

Ainda de acordo com os dados da ACAP, 96,8% da produção total, 87.850 veículos, foi destinada ao mercado exportador. Estes seis meses registaram um acréscimo de 6,6%, face ao período homólogo, no número total de veículos destinados à exportação.

 

O principal mercado receptor destas exportações continua a ser a União Europeia (76,1%), com destaque para a Alemanha (21,6%). Nota ainda para o facto de no mercado asiático, que absorveu 16,7% das exportações nacionais, ter sido a China a receber a quase totalidade dos veículos exportados por Portugal (15,2%).

Ver comentários
Saber mais Portugal ACAP produção automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio