Renault fora do pódio em Portugal. Veja as marcas mais vendidas até setembro
A fabricante francesa terminou o ano passado como segunda marca preferida dos portugueses, mas nos primeiros nove meses deste ano caiu para o quarto lugar. Veja quais as marcas que mais ligeiros de passageiros novos venderam no mercado nacional entre janeiro e setembro.
1.º Peugeot

2.º Mercedes-Benz

3.º Dacia

4.º Renault

5.º BMW

6.º Toyota

7.º Volkswagen

8.º Citroën

9.º Tesla

10.º Seat

11.º Kia

12.º Nissan

13.º Volvo

14.º Hyundai

15.º Opel

16.º Fiat

17.º Ford

18.º Audi

19.º Skoda

20.º Mitsubishi

21.º BYD

22.º MG

23.º Cupra

24.º Jeep

25.º MINI

26.º Porsche

27.º DS

28.º Land Rover

29.º Honda

30.º Mazda

31.º Lexus

32.º Smart

33.º Alfa Romeo

34.º Suzuki

35.º Polestar

36.º Jaguar

37.º Aston Martin

37.º KGM

39.º Bentley

39.º Lamborghini

41.º Ferrari

42.º Maserati

43.º Xpeng

44.º Aiways

45.º Lotus

45.º Forthing

45.º Morgan

49.º Alpine

50.º Rolls-Royce

51.º Caterham

51.º Fisker

51.º Ssangyong

51.º Voyah

Nos primeiros nove meses deste ano foram matriculados 157.842 ligeiros de passageiros novos em Portugal, mais 2,9% do que em igual período de 2023, segundo os dados divulgados na passada terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A Peugeot, líder de vendas no nosso país desde 2021 - ano em que colocou um ponto final no reinado de 22 anos da Renault, mantém-se no topo das preferências dos portugueses, tendo chegado a 30 de setembro com 15.857 unidades entregues, ainda assim uma quebra homóloga de 8,1%.
Já a Mercedes-Benz, que em 2023 terminou o ano na terceira posição, sobe um degrau e é agora a segunda marca mais popular com 12.520 automóveis vendidos, que representam uma subida de 16,8%. A fechar o pódio surge a Dacia, que em 2023 tinha ficado no quarto lugar. A marca romena do Grupo Renault entregou 12.008 unidades, mais 8,3% do que um ano antes.
A "marca do losango" caiu do pódio - encerrou 2023 como segunda marca mais vendida - e ocupa a quarta posição com uma quebra de 5% para 11.414 carros.
A BMW mantém o quinto posto com que fechou o ano passado e soma 10.079 automóveis entregues, menos 2,6% em termos homólogos.
Segue-se a Toyota, com 8.557 unidades e um crescimento de 9,6%. A marca nipónica ultrapassa, desta forma, a Volkswagen, que registou um decréscimo de 9,3%, para 8.486 unidades.
A Citroën sobe um lugar face ao total de 2023 e é agora a oitava marca com maior volume de vendas: 8.186 carros e uma subida de 10,4%. Logo atrás encontra-se a Tesla - que fechou o ano passado no oitavo posto - com um aumento de 18% nas vendas para 7.227 automóveis.
A fechar o Top 10 está a Seat, que segura a classificação de 2023 apesar de uma redução de 8,5% nas vendas, para 5.932 unidades.
A ameaçar entrar para os dez primeiros encontram-se a Kia, que está a apenas 13 automóveis de igualar a Seat, e a Nissan, que soma 5.511 unidades vendidas nos primeiros nove meses do ano.
A Volvo destaca-se na 13.ª posição (quatro lugares acima do 17.º posto no conjunto de 2023) graças a um salto de 35,9%, para 5.347 veículos.
Em contrapartida, Opel e Ford apresentam fortes quebras homólogas: 21% e 26,1%, respetivamente.
Outro aspeto a destacar é o desempenho da chinesa BYD, que totaliza 1.908 unidades entregues e surge na vigésima posição.
Uma última nota para a Lamborghini, que duplicou as vendas para 26 unidades (já muito acima dos 17 bólides vendidos em todo o ano passado), bem como para a Lotus, que entregou cinco veículos contra o único automóvel vendido em todo 2023, e para a Rolls-Royce, que já vendeu três veículos, dos quais dois elétricos.
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