STCP recebe este ano 50 autocarros elétricos com tecnologia chinesa da CaetanoBus
A transportadora pública deu esta quinta-feira início à operação de 20 novos autocarros elétricos da CaetanoBus, empresa que tem como sócios a Toyota Caetano Portugal e a japonesa Mitsui, que vai entregar mais 30 “ainda este ano”, passando a ter 65 na frota da STCP.
Para além de 15 unidades da primeira geração dos autocarros elétricos e.CityGold, que circulam há já vários anos na cidade do Porto, a STCP recebeu da CaetanoBus 20 unidades da nova geração, que entraram em operação esta quinta-feira, 22 de janeiro, e que representam um investimento de 8,6 milhões de euros por parte da transportadora pública.
“E já adjudicou a aquisição de mais 30, que serão entregues ainda este ano, totalizando em 2026 uma frota de 65 autocarros elétricos Caetano”, adianta a CaetanoBus, em comunicado.
O modelo que entrou agora em operação é a mais recente versão do Caetano e.City Gold, com 12 metros de comprimento e com capacidade para até 88 passageiros, corporizando um investimento adicional da STCP da ordem dos 11,6 milhões de euros.
“Estes modelos destacam-se pela utilização de componentes e tecnologia de última geração extremamente fiáveis da gigante CRRC, o maior fabricante mundial de material circulante, incluindo comboios de alta velocidade, autocarros e seus componentes, trazendo excelência global e tecnologia avançada aos autocarros da CaetanoBus”, enfatiza a empresa.
A CRRC tem sede em Pequim e tornou-se conhecida em Portugal com o fornecimento dos novos veículos para o Metro do Porto.
“Importa reforçar que a empresa portuguesa foi quem desenhou, especificou e definiu os requisitos do produto Caetano através da sua engenharia e experiência industrial”, realça a CaetanoBus, que fechou 2024 com uma faturação de 107 milhões de euros, tendo vendido nesse ano 371 unidades, mais 5% do que no ano anterior.
A CaetanoBus tem como sócios a japonesa Mitsui e a Toyota Caetano Portugal, que é a principal empresa do maior conglomerado português do setor automóvel, o grupo Salvador Caetano.
Mais lidas