Carlos Costa teria conhecimento da situação do BES em 2013
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, teria conhecimento da situação do BES em Julho de 2013 segundo uma carta enviada pelo responsável a Ricardo Salgado, ex-líder do banco, a que o Correio da Manhã teve acesso.
PUB
A missiva, enviada a 25 de Julho de 2013, traçava o raio-x dos problemas do banco e a sua exposição ao Grupo Espírito Santo (GES).
PUB
Num dos excertos publicado esta terça-feira no mesmo jornal Carlos Costa referia que "o grupo ESFG apresenta um perfil de risco material, particularmente influenciado pela complexidade do grupo e pela continuada deterioração da qualidade da carteira de crédito".
PUB
Na mesma carta o governador terá ainda avisado Ricardo Salgado que "a estrutura de participações financeiras da ESFG apresentava um nível de complexidade excessivo" e que a localização no Luxemburgo do grupo ESFG colocava "dificuldades em caso de eventual necessidade de adopção de medidas de resolução".
Contactado pelo Correio da Manhã o Banco de Portugal explica que o âmbito desta missiva para o ESFG" foi semelhante ao das cartas enviadas para outros grupos financeiros " e sublinha que "exigiu ao ESFG a adopção de medidas de reforço de capital para fazer face ao risco reputacional".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais governador do Banco de Portugal Carlos Costa BES Ricardo Salgado Grupo Espírito Santo grupo ESFG LuxemburgoMais lidas
O Negócios recomenda