Abanca fecha 24 balcões e rescinde com 60 trabalhadores
O Abanca está a reduzir a rede de balcões no mercado nacional. No seguimento da compra do Eurobic, a entidade financeira espanhola encontrou sobreposições geográficas que a levaram a avançar com o encerramento de 24 unidades. De acordo com os sindicatos dos trabalhadores, haverá a rescisão com 60 trabalhadores.
Em comunicado, o MAIS, o SBN e SBC revelam que "após mapeamento da área comercial [o Abanca] decidiu encerrar 24 balcões devido à sua sobreposição geográfica com outros". Esta informação foi comunicada aos sindicatos numa reunião realizada esta segunda-feira, 15 de setembro.
PUB
Tendo em conta o encerramento dos balcões, o banco "vai implementar um programa de rescisões por mútuo acordo (RMA) e de pré-reformas, a que poderão candidatar-se voluntariamente todos os trabalhadores da área comercial interessados em deixar o grupo, sendo dada preferência aqueles alocados aos balcões a encerrar".
Segundo o sindicato, o Abanca adiantou "que o objetivo é a rescisão com 60 trabalhadores, existindo 10 vagas para pré-reformas. Os trabalhadores devem comunicar o seu interesse entre os dias 15 e 19 de setembro e o banco enviará aos candidatos aceites um convite para reunião no dia 26".
O Abanca comprou o Eurobic no ano passado, tendo depois iniciado o processo de integração da entidade financeira. Esse processo foi concluído no segundo semestre de 2025.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda