Audições no inquérito ao Banif começam no final de Março
As primeiras audições na comissão de inquérito ao Banif vão iniciar-se a 22 de Março. É aí que a Assembleia da República já estará livre dos trabalhos em torno do Orçamento do Estado para 2016. Esta foi uma decisão saída da reunião do inquérito parlamentar desta quarta-feira, 17 de Fevereiro, conforme revelou António Filipe.
PUB
A comissão de inquérito já acordou que haverá quatro audições a personalidades por semana: duas às terças e uma às quartas e quintas-feiras.
PUB
As primeiras audições serão agendadas a 8 de Março, dia em que os coordenadores do inquérito parlamentar vão decidir qual a ordem a seguir nas audições. Os primeiros a ser chamados deverão ser os nomes coincidentes nos vários pedidos dos partidos (PSD, BE e PCP já apresentaram nomes e os social-democratas até já apresentaram um acrescento, com a indicação de António Costa, em resposta à chamada de Passos Coelho pelo PCP).
PUB
O PSD já disse, pela voz do deputado Luís Marques Guedes, que prefere que Jorge Tomé, antigo presidente executivo do Banif, seja o primeiro a ser ouvido, seguido do governador Carlos Costa e do ministro das Finanças Mário Centeno.
PUB
Entretanto, os serviços da comissão vão já pedir documentação às várias entidades, desde Banif ao Banco de Portugal passando pelo Ministério das Finanças.
PUB
A comissão de inquérito ao Banif vai olhar para os últimos anos de vida do Banif incluindo a recapitalização de 2011, cujo não reembolso do dinheiro emprestado desecandeou a medida de resolução, que passou pela divisão do banco e entrega da principal parte do negócio ao Santander Totta.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Orçamento do Estado Assembleia da República António Filipe comissão de inquérito ao Banif2025 em livros: Ciência e Tecnologia
Desde quando a cultura é luxo?
Mais lidas
O Negócios recomenda