Banco de Portugal já gastou 25 milhões em assessoria com o Novo Banco
O Banco de Portugal (BdP) já gastou 25 milhões de euros em assessoria financeira e jurídica externa entre Agosto de 2014 e o final de 2016, sobretudo para apoiar o processo de venda do Novo Banco.
PUB
O Público realçou que só no ano passado, a entidade liderara por Carlos Costa pagou mais de 16 milhões de euros a consultoras, bancos de investimento e advogados para colocar o Novo Banco no mercado, retirando-o do estatuto de banco de transição. Ainda que o relatório e contas do BdP referente a não tenha sido publicado, os dos anos anteriores mostram que também o Banif foi alvo de gastos com assessoria externa.
O jornal adiantou ainda que, no ano passado, os custos só com advogados ascenderam a 10 milhões de euros, seis milhões em 2015 e 4,6 milhões de euros em 2016.
PUB
Entre os consultores externos contratados pelo BdP para dar assessoria ao Fundo de Resolução conta-se o Deutsche Bank, o BNP Paribas, a TC Capital e a Vieira de Almeida & Associados.
Está prevista para esta sexta-feira uma apresentação do ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre o negócio de venda do Novo Banco ao fundo Lone Star.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Novo Banco Banco de Portugal Fundo de Resolução Carlos Costa Banif Mário Centeno banca Lone StarQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda