Bankinter pondera aquisições para expandir na Europa
O Bankinter, o quinto maior banco de Espanha em termos de ativos, está a considerar expandir a novos mercados na Europa, incluindo através de aquisições, com o objetivo de quase duplicar o peso das suas receitas internacionais no espaço de aproximadamente uma década.
O crescimento pode ser orgânico ou através de negócios "dentro da Zona Euro e de tamanho controlável", afirmou a CEO do Bankinter, Gloria Ortiz, em entrevista à Bloomberg.
PUB
Com as receitas fora de "casa" previstas para até 18% até 2026, Gloria Ortiz indicou que o plano passa por impulsionar o seu peso para 20% até 2029 e eventualmente para 33% nos próximos cinco a dez anos.
O banco, com sede em Madrid, tem presença em Portugal, Irlanda e Luxemburgo.
Ortiz garantiu que não há nenhuma abordagem em curso, mas que um eventual acordo seria semelhante ao que foi fechado em Portugal, em 2015, quando comprou o retalho do Barclays Plc, por aproximadamente 86 milhões de euros.
PUB
O interesse da líder do Bankinter em potenciais aquisições contribui para o frenesim que vive a banca europeia, com uma série de propostas de fusões e aquisições. Enquanto o BBVA procura ficar com o Sabadell em Espanha, o italiano UniCredit, que está na corrida pelo alemão Commerzbank e pelo também italiano banco BPM, duplicou a sua participação no banco grego Alpha para cerca de 20%, havendo ainda negociações envolvendo, por exemplo, a Banca Monte dei Paschi di Siena. Já em Portugal acabou de ser fechado o acordo para a venda de 100% do Novo Banco, pelo fundo norte-americano Lone Star ao Groupe BPCE, o segundo maior do setor financeiro francês, por 6,4 mil milhões de euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Investimentos Retalho Fundos de investimento Europa Portugal Bankinter Espanha Commerzbank novobanco Barclays Banco Bilbao Vizcaya Argentaria BPCE UniCredit Lone Star BPMQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda