UniCredit continua às compras e duplica participação no banco grego Alpha
O banco italiano pediu uma autorização às autoridades gregas para aumentar até 30% da posição no capital do banco Alpha, no qual detinha desde 2023 uma participação de 9%.
O banco italiano UniCredit, que está na corrida pelo alemão Commerzbank e pelo também italiano banco BPM, duplicou a sua participação no banco grego Alpha para cerca de 20%. A operação foi feita sem a aprovação da instituição financeira visada e das autoridades do país, no entanto a Bloomberg sinaliza que foi recebida de forma positiva.
A nova posição, de 9,7%, é através de derivados e soma-se à anterior participação de 9,6%. Ainda assim, a liquidação física dos novos instrumentos financeiros só poderá acontecer depois da obtenção das aprovações regulatórias necessárias. Segundo a Bloomberg, a participação adquirida pertencia à Reggeborgh Invest que vendeu o capital a três bancos de investimento, que atuaram em nome do UniCredit.
O UniCredit já revelou que pretende uma autorização para aumentar a posição no capital do banco Alpha para 29,9%. O governador do Banco Central da Grécia apelidou a transação de "um desenvolvimento muito positivo para os dois bancos", enquanto o CEO do Alpha, Vassilios Psaltis, entendeu como "um poderoso voto de confiança".
O banco italiano, liderado por Andrea Orcel, estima que a operação fique completa no final de 2025 e estima um encaixe de 180 milhões de euros anuais, que o UniCredit irá devolver aos seus acionistas.
A notícia foi bem recebida pelo mercado. As ações do UniCredit, cotado em Milão, chegaram a avançar 2,44% para 57,88 euros esta quarta-feira, enquanto o Alpha chegou a subir 7,89% para 3,01 euros tendo atingido máximos de 2015. A subida avalia o banco grego em torno de sete mil milhões de euros.
Mais lidas