Bankinter emite dívida para financiar compra do Barclays em Portugal
O Bankinter colocou 200 milhões de euros em obrigações contingentes convertíveis (CoCos), numa operação que durou três horas até ficar concluída. Em comunicado, o banco espanhol garante que a
PUB
Este financiamento tem um impacto directo nos rácios de capital e visou colmatar o impacto a esse nível que a aquisição do negócio de retalho do Barclays em Portugal teve no Bankinter.
PUB
O Bankinter assumiu a 1 de Abril o negócio de retalho do Barclays em Portugal.
PUB
Esta é a primeira vez que a instituição liderada por María Dolores Dancausa emite instrumentos de dívida desta natureza. São títulos que se configuram como instrumentos híbridos de dívida, já que podem ser convertidos em acções, caso o rácio CET 1 (Common Equity Tier 1 que é um rácio de capital) desça além dos 5,125%. O CET 1 constitui o capital de melhor qualidade da instituição, em termos de permanência e capacidade de absorção de prejuízos. No final de Março, o CET 1 do Bankinter estava nos 11,77%. Segundo o Expansíon, a emissão servirá para cobrir os 50 pontos base que a compra do Barclays consumiu no rácio do Bankinter. O Bankinter concluiu a compra da unidade de retalho do Barclays a 1 de Abril por 86 milhões de euros, um valor 14 milhões abaixo do inicialmente previsto (100 milhões de euros). É que o património alterou-se entre Setembro do ano passado, quando foi anunciada a compra, e o final de Março, que conta para os números finais. A carteira de crédito a clientes passou de 4.881 milhões de euros para 4.473 milhões, menos 8% e a carteira de clientes passou de 185 mil para 173 mil.
PUB
O Bankinter concluiu a compra da unidade de retalho do Barclays a 1 de Abril por 86 milhões de euros, um valor 14 milhões abaixo do inicialmente previsto (100 milhões de euros). É que o património alterou-se entre Setembro do ano passado, quando foi anunciada a compra, e o final de Março, que conta para os números finais. A carteira de crédito a clientes passou de 4.881 milhões de euros para 4.473 milhões, menos 8% e a carteira de clientes passou de 185 mil para 173 mil.
Saber mais sobre...
Saber mais Bankinter Barclays mudança Obrigações Contingentes Convertíveis CoCos dívidaMais lidas
O Negócios recomenda