Bruxelas está "em contacto" com Lisboa sobre CGD

A Comissão Europeia não se quer comprometer com respostas sobre a Caixa Geral de Depósitos. Bruxelas admite, contudo, que está em contacto com as autoridades nacionais mas não responde se há atrasos na capitalização.
António Domingues
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 17 de Novembro de 2016 às 08:00

"Estamos em contacto com as autoridades portuguesas". É assim que o gabinete de imprensa da Comissão Europeia respondeu esta quarta-feira, 16 de Novembro, a questões do Negócios sobre a Caixa Geral de Depósitos.

PUB

 

Foi a Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia que aceitou a capitalização do banco público, num total de 5.160 milhões de euros, em Agosto passado.

PUB

 

No entanto, Bruxelas não quis dizer se considerava que o processo, que será feito em várias fases e com dinheiros públicos mas também com injecção de privados na compra de obrigações, está atrasado.

PUB

 

Da mesma forma, o executivo comunitário também não comentou eventuais preocupações em relação à actual situação da administração do banco, referindo apenas o contacto que mantém com Portugal. 

PUB

 

Neste momento, continua em dúvida a continuidade de parte ou de toda a equipa de administração liderada por António Domingues devido à polémica em torno da não entrega da declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional.

PUB

Ao Negócios, a comissão de trabalhadores da Caixa já disse que a prioridade não é a discussão dos salários da administração mas sim a capitalização.

O primeiro-ministro António Costa também já afirmou que, seja qual for a administração, o que interessa é capitalizar o banco: "A estabilidade da CGD é assegurada pelo plano de capitalização, que foi apresentado, aprovado pela Comissão Europeia e que tem condições de ser executado quer pelo Estado, quer pelo mercado".

PUB

 

Pub
Pub
Pub