CGD vende edifício Marconi e mais dois imóveis de escritórios por 68 milhões

O banco público alienou três edifícios de escritórios, mas não revela quem são os compradores. A Caixa Geral de Depósitos diz ter vendido, em 2017, um total de 3.100 imóveis, com os quais encaixou 338 milhões.
Cátia Barbosa
Diogo Cavaleiro 15 de Janeiro de 2018 às 16:19

A Caixa Geral de Depósitos vendeu, no último mês, o Edifício Marconi, onde esteve sediada esta operadora integrada na Portugal Telecom. A esta transacção juntou-se ainda a alienação de dois imóveis de escritório. Juntas, as três operações renderam 68 milhões de euros ao banco público, segundo anunciou a instituição financeira.

PUB

 

A entidade presidida por Paulo Macedo não especifica – nem após insistência – quem são os compradores. Em comunicado, é apenas assinalado que "as vendas ocorreram através de processos organizados de consulta ao mercado, com mais de duas dezenas de investidores nacionais e internacionais a manifestarem interesse e a apresentarem propostas".

PUB

 

"O mais conhecido dos edifícios de escritório vendidos foi o Edifício Marconi, arquitectado por Álvaro Pais, situado em Entre Campos junto aos terrenos da antiga Feira Popular, na Avenida 5 de Outubro", indica a nota. A Teleperformance é a arrendatária deste edifício.

PUB

 

"Foram também alvo de transacções, o Edifício Santa Maria, construído em 2006, situado junto à estação de comboios de Entrecampos, e o Edifício República 50, na esquina com a Avenida Barbosa do Bocage", acrescenta o mesmo comunicado.

 

PUB

Não há detalhe do valor gerado por cada um dos imóveis, nem sobre se houve mais ou menos-valias com as transacções. 

 

O Negócios questionou esta segunda-feira o banco sobre os grandes negócios de imóveis que tinha feito no final do ano passado, mas não houve resposta directa, tendo sido enviado o comunicado às redacções.

PUB

 

Estas transacções em Lisboa juntam-se à alienação do edifício do antigo BNU, comprado pela Segurança Social por 50 milhões de euros.

 

PUB

Ao todo, segundo diz a instituição financeira, "no ano de 2017, a Caixa Geral de Depósitos alienou 3.100 imóveis por todo o país, sobretudo fora dos centros urbanos de Lisboa ou do Porto". O encaixe foi de 338 milhões de euros, o que representa um aumento de 58% em relação ao ano passado. 

Pub
Pub
Pub