Comissão Europeia dá luz verde ao Novo Banco para vender GNB Vida à Apax Partners

A venda do ramo segurador do Novo Banco ficou agora concluída, depois de o banco liderado por António Ramalho ter anunciado a operação de 190 milhões de euros em setembro do ano passado.
Tiago Petinga/Lusa
Rita Atalaia 13 de Junho de 2019 às 16:56

A Comissão Europeia deu "luz verde" à venda da GNB Vida à Apax Partners, que é agora dona da Global Bankers. Fica assim concluída a venda da seguradora do Novo Banco por 190 milhões de euros, numa operação anunciada no final do ano passado. 

PUB

"A Comissão Europeia aprovou a aquisição da GNB - Companhia de Seguros de Vida à Apax Partners", de acordo com o comunicado das autoridades europeias publicado esta quinta-feira, 13 de junho. A comissão diz ter "concluído que a transação não levantava receios a nível da concorrência", já que "não há uma ligação" entre as duas empresas. 

Apesar de já ter obtido o "ok" da Comissão Europeia, a operação está ainda dependente da aprovação das autoridades portuguesas. 

PUB

Foi em setembro passado que o Novo Banco anunciou ter fechado a venda da seguradora GNB Vida à Global Bankers. Contudo, este comprador acabou por mudar de mãos. Conforme explica fonte oficial do Novo Banco ao Negócios, a entidade foi entretanto adquirida pela Apax Partners. Neste sentido, o comprador e o contrato mantêm-se. 

Em cima da mesa está uma operação avaliada em 190 milhões de euros, conforme o banco liderado por António Ramalho anunciou. Este valor de venda está em linha com a estimativa do Novo Banco, que reavaliou a seguradora no início do ano passado. O Novo Banco esperava conseguir um montante em torno dos 200 milhões de euros pela venda da GNB Vida

"Com a entrada deste novo parceiro, asseguramos um aumento da capacidade seguradora e damos um passo decisivo no redesenho da oferta para os nossos clientes", realçava António Ramalho numa declaração enviada às redacções no final do ano passado. 

PUB

 

Além da venda da seguradora, o Novo Banco realizou um contrato com a GNB Vida de distribuição dos produtos por esta última comercializada. O contrato assegura a comercialização destes produtos por 20 anos.

PUB

(Notícia atualizada às 17h53)

Saber mais sobre...
Saber mais banca Novo Banco GNB Vida António Ramalho
Pub
Pub
Pub