Como os emigrantes clientes do Novo Banco podem recuperar 75% das poupanças
A AMELP, associação que representa os 1.440 emigrantes clientes do Novo Banco com poupanças bloqueadas em veículos criados pelo BES, e a instituição liderada por António Ramalho chegaram a um acordo que permite a estes investidores recuperar até 75% do capital investido.
PUB
No total, estão em causa 60 milhões de euros aplicados nos veículos Euro Aforro 8, Poupança Plus 1, Poupança Plus 5, Poupança Plus 6, Top Renda 4, Top Renda 5, Top Renda 6 e Top Renda 7. O entendimento agora alcançado permite recuperar até 75% daquele montante, desde que os clientes aceitem manter dois depósitos a prazo no Novo Banco.
PUB
Os primeiros depósitos serão constituídos com o valor que a instituição vai pagar pelas obrigações do Novo Banco em que os veículos têm as poupanças dos clientes aplicadas. Em causa estará um montante equivalente a 60% do montante investido.
PUB
Um dos depósitos terá o prazo de cinco anos, sendo remunerado com uma taxa de juro de 1% ao ano. Já o segundo terá um prazo de dois anos e paga uma taxa de 0,5%.
PUB
Além disso, o Novo Banco compromete-se a fazer, durante três anos, entregas anuais nestes depósitos de valores equivalentes a 5% do capital investido, perfazendo um total de 75%.
Mais lidas
O Negócios recomenda