Fim definitivo da marca Eurobic. Integração no Abanca concluída
Era um fim anunciado: a marca Eurobic desapareceu do sistema bancário nacional. A integração no Abanca foi concluída e o banco deixa de ser uma sucursal espanhola para ser um banco de pleno direito português.
“Durante o fim de semana foram concluídas a integração jurídica, a alteração da marca e a migração tecnológica da entidade adquirida para a plataforma Abanca”, anunciou a instituição espanhola em comunicado.
PUB
O banco espanhol “encerrou definitivamente o processo que teve início em julho do ano transato, aquando da celebração do acordo de compra e venda. Durante este fim de semana, ocorreu a integração jurídica, a migração tecnológica do negócio do Eurobic para a plataforma Abanca e a mudança de marca das agências e ATM - as últimas ações que faltavam para a finalização do processo de integração, tendo todas estas etapas sido concluídas conforme planeado”, acrescenta o banco espanhol, garantindo que “os clientes do EuroBic já estão a operar normalmente na nova plataforma”.
Fonte Oficial
Em simultâneo, o Abanca reorganizou-se juridicamente: deixa, a partir de agora, de ser uma sucursal e passa a atuar como banco autónomo em Portugal.
PUB
A compra do Eurobic pelo Abanca foi anunciada em julho de 2023 e concluída em 2024. A operação foi avaliada em 300 milhões de euros. Nesse momento, o Abanca sublinhou que, com a aquisição, multiplicaria por quatro a sua base de clientes em Portugal e triplicaria o volume de negócios e a rede comercial, tornando-se a sétima maior instituição financeira a operar no país.
A integração acabou por implicar uma restruturação. Decidiu encerrar 24 balcões. Saíram 60 trabalhadores.
PUB
O Eurobic (antigo Banco BIC) nasceu de uma parceria de Isabel dos Santos e Américo Amorim. A empresária angolana saiu do capital da instituição financeira na sequência do caso Luanda Leaks.
A equipa de gestão vai continuar portuguesa, como foi prometido pelo banco espanhol. “O anterior responsável da Sucursal do Abanca em Portugal, Pedro Pimenta, será o presidente da Comissão Executiva da entidade resultante do processo de integração”. Está integrado há décadas na instituição, na qual liderou também a integração do negócio comprado ao Deutsche Bank, através do qual o Abanca entrou em Portugal.
Em 2024, o Abanca teve um lucro de 1.203 milhões de euros. O valor foi influenciado pela compra do Eurobic: a instituição financeira calculou que sem o impacto da aquisição, o resultado teria sido de 853,3 milhões. Até ao final de 2024, a operação em território português já representava 15% do negócio do banco.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Centro comercial Ações Lucros Abanca Portugal Américo Amorim Pedro Pimenta Isabel dos SantosMais lidas
O Negócios recomenda