Fitch sobe rating do Banco Montepio para nível de investimento
A agência de notação financeira Fitch subiu a classificação da dívida sénior não garantida (senior preferred) do Banco Montepio para BBB-, permitindo ao banco alcançar o chamado nível de investimento e abandonando aqueles que são considerados os graus especulativos.
Segundo a informação divulgada pelo banco à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), a Fitch mantém também uma perspetiva estável (outlook) sobre o rating da instituição financeira.
PUB
De acordo com a mesma nota, a Fitch subiu ainda o rating dos depósitos de longo prazo (de BBB- para BBB) e a notação intrínseca do emitente (viability rating) de bb+ para bbb-. Esta é a terceira subida do Banco Montepio no rating da Fitch nos últimos dois anos.
O Montepio destaca que "esta evolução reflete principalmente a forte capitalização do Banco Montepio, que superou as expetativas da agência, impulsionada pela redução dos ativos não produtivos em balanço e pela consequente diminuição da pressão sobre o capital, fortalecendo o perfil de risco global do banco".
A informação dá ainda conta que o Banco Montepio está bem posicionado para consolidar os níveis de liquidez.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda