Fitch sobe rating do Banco Montepio para nível de investimento

Forte capitalização do banco e diminuição de pressão sobre o capital tiveram influência na análise.
Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, na Conversa Capital em Fevereiro de 2025.
Vítor Mota
Rui da Rocha Ferreira 11 de Setembro de 2025 às 16:29

A agência de notação financeira Fitch subiu a classificação da dívida sénior não garantida (senior preferred) do Banco Montepio para BBB-, permitindo ao banco alcançar o chamado nível de investimento e abandonando aqueles que são considerados os graus especulativos.

Segundo a divulgada pelo banco à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), a Fitch mantém também uma perspetiva estável (outlook) sobre o rating da instituição financeira.

PUB

De acordo com a mesma nota, a Fitch subiu ainda o rating dos depósitos de longo prazo (de BBB- para BBB) e a notação intrínseca do emitente (viability rating) de bb+ para bbb-. Esta é a terceira subida do Banco Montepio no rating da Fitch nos últimos dois anos.

O Montepio destaca que "esta evolução reflete principalmente a forte capitalização do Banco Montepio, que superou as expetativas da agência, impulsionada pela redução dos ativos não produtivos em balanço e pela consequente diminuição da pressão sobre o capital, fortalecendo o perfil de risco global do banco".

A informação dá ainda conta que o Banco Montepio está bem posicionado para consolidar os níveis de liquidez.

PUB
Pub
Pub
Pub