Fosun substitui representante na administração do BCP

Acionista chinês coloca o CEO do Fosun Insurance Group no lugar do presidente da Fosun em Portugal, que estava no conselho de administração do banco desde 2017. O gestor também está no “board” da Fidelidade, no qual vai continuar.
Getty Images
19:33

Ao fim de oito anos a representar a Fosun no Conselho de Administração do BCP, Lingjiang Xu, responsável pelos negócios do gigante chinês em Portugal, sai para ser substituído por Vincent Li, o CEO do Fosun Insurance Group e que faz parte do “board” do grupo chinês. A substituição não tem significado especial, relatam ao Negócios fontes conhecedoras do processo.

“O Banco Comercial Português, S.A. (Banco) informa que o seu Conselho de Administração aprovou a cooptação de Tao Li (Vincent Li), como membro não executivo do Conselho de Administração do Banco, na sequência da apresentação de carta de renúncia de Lingjiang Xu ao mesmo cargo, a qual foi aceite com efeitos a 27 de novembro de 2025”, escreve o BCP em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

PUB
Lingjiang Xu também tem assento, como vogal, no Conselho de Administração da Fidelidade, cargo que deverá manter.

“A cooptação foi deliberada na sequência da obtenção de autorização por parte do Banco Central Europeu para o exercício de funções e será apresentada para ratificação na próxima Assembleia Geral”, continua o banco.

Lingjiang Xu também tem assento, como vogal, no Conselho de Administração da Fidelidade, cargo que, pelo menos para já, deverá manter, sabe o Negócios.

PUB

Em Portugal, a Fosun é o maior acionista do BCP, com cerca de 20% e controla a seguradora Fidelidade (tem 85% do capital, com os restantes 15% a pertencerem à Caixa Geral de Depósitos). A Fidelidade, por sua vez, tem 5,3% da REN. No final do Verão, a Fidelidade vendeu 40% da Luz Saúde aos australianos da Macquarie por 310 milhões de euros, numa operação que avaliou a rede hospitalar em 1,1 mil milhões de euros.

Pub
Pub
Pub