Franceses do BPCE notificam Bruxelas sobre compra do Novo Banco
O BPCE deu mais um passo na compra do Novo Banco: notificou a Direção Geral da Concorrência europeia sobre a operação.
O acordo do BPCE com o fundo norte-americano Lone Star foi assinado em agosto. Já o entendimento com o Estado e o Fundo de Resolução foi rubricado em outubro.
PUB
No mesmo dia em que o CEO francês, Nicolas Namias, o ministro das Finanças Miranda Sarmento e o presidente do Fundo de Resolução, Máximo dos Santos, assinavam o acordo, o Ministério Público lançava uma operação de buscas na instituição financeira. As diligências estavam relacionadas com a compra da Herdade da Ferraria, uma propriedade na zona do Meco, feita pela mulher de Volkert Schmidt, antigo gestor do grupo.
Esta foi a maior operação financeira
Além da sucursal do banco de investimento Natixis, no Porto, o BPCE tem também presença em território nacional através de duas operações centradas no crédito ao consumo. De um lado tem o Banco Primus, especializado no financiamento automóvel, do outro tem a Oney, focada no crédito ao consumo tradicional, estando associada a, entre outros, a Auchan, o IKEA, o Leroy Merlin e a Norauto.
PUB
Este grupo francês é um gigante do sistema financeiro, operando em 50 países. Tem 100 mil colaboradores que prestam serviços aos mais de 35 milhões de clientes. Em 2024, o BPCE obteve lucros de 3,5 mil milhões de euros.
O BPCE emprega atualmente mais de 3.000 pessoas em Portugal. Com a compra do Novo Banco sobe o número para 7 mil.
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Investimentos Empresas Televisão Bruxelas novobanco BPCEMais lidas
O Negócios recomenda