Governo quer penalização para bancos que não limpem créditos

O jornal Público avança que o Executivo de António Costa quer que os bancos preparem um plano para limpar créditos em risco com a aplicação de sanções caso não seja cumprido.
carlos costa banco de Portugal conferência sector bancário ritz
Bruno Simão
12 de Abril de 2017 às 09:17
PUB

Os bancos devem limpar os seus créditos em risco, caso contrário devem ser penalizados, defende o Governo. A supervisão deve exigir aos bancos "objectivos quantitativos de redução" dos créditos em risco, com "metas ambiciosas mas realistas", e devem ser aplicadas sanções quando estas metas não forem cumpridas.

Esta medida está inscrita no Plano Nacional de Reformas (PNR) que o Governo vai entregar em Bruxelas, conforme avança o jornal Público esta quarta-feira, 12 de Abril.

PUB

Desta forma, a supervisão, a cargo do Banco de Portugal, deverá "intensificar a monitorização" dos créditos em risco e activos não estratégicos, "devendo para tal estar dotada dos mecanismos necessários" para exigir soluções aos "níveis elevados" de créditos em risco ("non performing loans").

O supervisor deve actuar de forma "intrusiva" e deve "equacionar a definição dentro do enquadramento regulamentar existente, de penalizações para os bancos que incumpram nos seus planos e um mecanismo de incentivos para aqueles que conseguem implementar com sucesso a estratégia definida", escreve o jornal Público.

O Banco de Portugal apontava no relatório de estabilidade financeira em Novembro que os créditos em risco "permanecem em níveis muito elevados" e que representam um risco para a estabilidade financeira".

PUB
Pub
Pub
Pub