Governo prepara recapitalização da CGD - Expresso
O Governo concordou com a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos num montante que pode ir até aos 4 mil milhões de euros, avança este sábado o Expresso. Segundo o semanário, o reforço foi uma condição de António Domingues - que substituirá em breve José de Matos no cargo - para aceitar o convite para liderar o banco público.
PUB
Este será um valor por alto, permitindo manter uma almofada de conforto para assegurar as exigências futuras de capital por parte do supervisor bancário (1% do capital, acima de 600 milhões de euros), escreve a publicação.
A entrada de verbas permitirá também ao banco público começar a devolver o empréstimo de 900 milhões de euros feito via subscrição de obrigações convertíveis em capital (as chamadas CoCos).
PUB
O modelo de reforço de capital do banco - que esta semana apresentou prejuízos de 74,2 milhões de euros no primeiro trimestre - estará integrado no plano estratégico para a instituição que está a ser trabalhado pela futura administração como o Estado e será depois negociado com Bruxelas.
O semanário refere que o valor foi aceite por António Costa e que esse foi um dos temas que esteve sobre a mesa esta semana no almoço privado com a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu, Danièle Nouy e com a líder do Conselho Único de Resolução, Elke König.
PUB
O Expresso escreve ainda que se a entrada do Estado for feita como um investimento com retorno prometido e não como uma simples uma ajuda pública, o assunto pode nem precisar de passar pela Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia.
Saber mais sobre...
Saber mais Caixa Geral de Depósitos António Costa política economia negócios e finanças economia (geral) banca CGD EstadoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda