Lucros do Bank Millennium recuam 16% em 2015
O BCP revelou esta segunda-feira à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários que os lucros da sua unidade polaca caíram de 155,7 milhões de euros em 2014 para 130,7 milhões de euros no ano passado.
PUB
No comunicado enviado antes da abertura do mercado, o banco liderado por Nuno Amado esclarece que "excluindo o efeito de itens extraordinários ocorridos no quarto trimestre de 2015, o resultado líquido anual seria de 667,4 milhões de zlotys (159,6 milhões de euros)".
Os lucros do quarto trimestre de 2015 foram negativamente afectados por "quatro itens extraordinários": a contribuição extra para o Fundo de Garantia Bancário (BFG), no montante de 102,5 milhões de zlotys (24,5 milhões de euros), devido à falência do SK Bank; a contribuição para o fundo de reestruturação do crédito hipotecário recentemente criado (FWK), no valor de 15,6 milhões de zlotys (3,7 milhões de euros), multa por parte da autoridade da concorrência e Protecção do Cliente (UOKiK) relacionada com interchange fees, no montante de 12,2 milhões de zlotys (2,9 milhões de euros) e provisões para impostos e outros, no montante de 10 milhões de zlotys (2,4 milhões de euros).
PUB
O banco destaca que os efeitos extraordinários e a "envolvente desafiante para o sector bancário polaco durante o ano de 2015, a qual compreendeu, cortes nas taxas de juro e a intervenção regulamentar em algumas comissões, resultou numa diminuição do produto bancário. No entanto, este resultado foi parcialmente compensado com o aumento de outros proveitos, redução dos custos operacionais e das dotações para imparidade".
Mais lidas
O Negócios recomenda