Paulo Macedo vai para administrador da Ocidental
À saúde, seguem-se os seguros de vida e os planos poupança reforma. O antigo ministro Paulo Macedo vai ser administrador da Ocidental Vida, depois de o seu nome ser aprovado pelo regulador dos seguros para assumir funções.
PUB
"Autorizar o exercício transitório de funções de Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo como vogal do conselho de administração com funções executivas das seguintes empresas: Ocidental – Companhia Portuguesa de Seguros de Vida, S.A.; Ocidental – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A.".
PUB
Esta foi uma das deliberações tomadas pelo conselho de administração da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) a 26 de Agosto, publicada no site oficial do regulador liderado por José Almaça. Só com a aprovação da ASF é que Paulo Macedo, cujo nome foi ventilado para liderar a Caixa Geral de Depósitos (que não aconteceu), pode iniciar funções na seguradora.
PUB
Com esta mudança, a comissão executiva da Ocidental Vida (terceira maior empresa nacional do ramo vida com uma quota de 17,7% no final de 2015) passa a ser composta pelo CEO, Nelson Machado (no cargo desde Junho), e por Paulo Macedo, Julian Harvey, o administrador responsável pelas finanças, e ainda Manuel Lupi Belo, segundo informações transmitidas pela seguradora ao Negócios. A nomeação do ex-ministro tem "efeitos a 29 de Agosto".
PUB
Com a entrada de Paulo Macedo, Eduardo Consiglieri sai da comissão executiva e passa a ser administrador não executivo. Além de estar na administração da Ocidental Vida, Consiglieri é também o presidente executivo do ramo não vida do grupo, em que a principal marca é a Medis. Uma empresa - a Médis, Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde - de que o ex-ministro já foi administrador, no início do milénio.
As ligações de Paulo Macedo com a Ocidental Vida são próximas: a seguradora é detida em 49% pelo BCP, banco de que o ex-ministro da Saúde foi administrador, e em 51% pela belga Ageas. Foi do BCP que Macedo transitou para o Governo de Passos Coelho em 2011, tendo também a passagem pela liderança da Direcção-Geral dos Impostos no currículo.
PUB
Em Outubro do ano passado, Macedo tinha dito, à Renascença, que iria "regressar ao sector privado" depois de estar no Governo. Voltou para o BCP. Agora segue para a Ocidental. "[No sector privado], também se serve bem o país", afirmou então.
(Notícia rectificada às 16:43 para indicar que Eduardo Consiglieri transitou da comissão executiva para não executivo)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ocidental Vida Paulo Macedo Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões Nelson Machado Ocidental Ageas BCPAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda