"Quem não deve não teme". Santos Pereira promete todos os esclarecimentos sobre nova sede do BdP

Declarações foram feitas durante a audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) nesta quarta-feira.
Santos Pereira presta esclarecimentos sobre a sede do BdP
Miguel Baltazar / Medialivre
Diogo Mendo Fernandes e Susana Paula 13:27

O governador indigitado do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira, foi claro na sua posição sobre a : "Decisões estruturais sobre estas matérias não devem ser feitas no final do mandato, quer sejam nomeações, quer sejam decisões, esta é a minha prática", defendeu, mas sem tecer considerações diretas sobre as opções tomadas por Mário Centeno.

Para o ainda economista-chefe da OCDE, "faz todo o sentido reunir num edifício central" as operações do Banco de Portugal, para poupar recursos e juntar equipas. Mas quanto ao processo para as obras da nova sede do banco central, nos terrenos da antiga Feira Popular, em Lisboa – – Santos Pereira preferiu não tecer comentários, mas admitiu que o BdP "pode ser auditado" sobre o tema.

PUB

"Quem não deve não teme. O BdP tem de prestar e irá prestar todas as informações necessárias", garantiu.

"O BdP tem de dar todos os esclarecimentos possíveis. Se for entendido que há auditoria, tem de ser feita nos termos da lei orgânica do BdP e do Ministério das Finanças", disse, admitindo que também pode ser ser chamado a pronunciar-se o Tribunal de Contas.

PUB

Em maio, o Banco de Portugal anunciou que assinou contrato com a Fidelidade para adquirir um edifício nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos (Lisboa), para futuras instalações da instituição, pelo valor de 191,99 milhões de euros, e que a concretização final da transação deverá acontecer no final de 2027.

Álvaro Santos Pereira foi nomeado pelo Governo como novo governador do Banco de Portugal em julho e foi ouvido nesta quarta-feira, no Parlamento, um passo necessário antes de tomar posse como líder do banco central.

Pub
Pub
Pub