Três em cada quatro portugueses usam telemóvel para as finanças
Há anos que os telemóveis não servem só para telefonar. Nem mandar mensagens escritas. Três em cada quatro portugueses usam os seus equipamentos móveis para fazer operações financeiras, não apenas pagamentos, mas também para a disponibilização de serviços. A proporção é ligeiramente inferior à europeia, segundo a Visa.
PUB
O estudo anual Digital Payments mostra, segundo a nota de imprensa divulgada esta quinta-feira 21 de Setembro (a Visa não o divulga na totalidade, apesar do pedido do Negócios), que "77% dos europeus e 75% dos portugueses utilizam agora os seus dispositivos móveis para acompanhar as suas finanças e realizar pagamentos diários, como contas, estacionamento e actividade de lazer". É a maior percentagem de sempre.
PUB
Na prática, não estão em causa apenas pagamentos, mas consulta de saldos ou acesso a aplicações que paguem determinados serviços. Especificamente, de acordo com o estudo, "59% dos portugueses verificam o saldo ou acedem a outros serviços através de uma aplicação bancária".
PUB
Já no que diz respeito a transferências a partir de um dispositivo móvel ou tablet, a percentagem é inferior: 42% dos portugueses face a 45% dos europeus.
Segundo o comunicado relativo ao estudo da Visa, empresa de pagamentos, é referido que a população mais jovem é a que mais adesão tem a estes serviços: "86% dos inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos afirmam ser utilizadores do ‘mobile money’". A percentagem nacional é ligeiramente mais baixa: 81%.
PUB
Apesar dos números mostrarem valores inéditos, a Visa revela que a segurança e a privacidade da utilização deste tipo de equipamentos para transacções financeiras continuam a ser uma preocupação para pelo menos metade dos utilizadores nacionais.
Mais lidas
O Negócios recomenda