Venda do Novo Banco concluída até Novembro
O Governo espera que a venda do Novo Banco seja concluída até Novembro. O calendário para fechar o processo de alienação do banco que resultou do fim do BES foi revelado esta quarta-feira, 5 de Julho, no Parlamento pelo secretário de Estado das Finanças. O plano de negócios para tornar o banco viável ainda está a ser trabalhado.
PUB
Ricardo Mourinho Félix adiantou aos deputados da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças que "o que se espera é que a troca de obrigações seja concluída durante o Verão para que a venda se possa concluir até ao mês de Novembro". Estes são os prazos que são do conhecimento da Direcção-Geral da Concorrência (DGComp) e do regulador europeu - o SSM (sigla em inglês para Mecanismo Único de Supervisão).
Neste momento "está a ser preparado o processo de gestão de troca de responsabilidades". "Uma vez finalizado este processo e aceite o plano de negócios pela DGComp e o SSM serão atribuídas licenças" para operar, explicou Mourinho Félix.
PUB
O governante acrescentou que este processo "envolve uma reestruturação dos bancos", mas que os direitos dos trabalhadores "serão preservados".
No entanto, explicou que este processo de reestruturação ainda não está fechado. "A dimensão da reestruturação ainda está a discussão com o comprador e o regulador para que o banco seja viável."
"Se não for viável não tem autorização para operar", avisou.
PUB
(Notícia actualizada às 13:35)
Mais lidas
O Negócios recomenda