Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco faz avaliação independente

O presidente do Novo Banco pediu uma avaliação independente sobre as vendas de carteiras de imóveis que têm suscitado críticas.

António Ramalho, presidente do Novo Banco, vai voltar ao Parlamento para explicar vendas de malparado e imóveis.
Tiago Sousa Dias
Negócios jng@negocios.pt 09 de Agosto de 2020 às 21:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O Novo Banco vai contratar uma avaliação "independente" a uma "consultora internacional de renome" sobre as vendas de carteiras de imóveis que têm suscitado críticas ao banco que nasceu da resolução do Banco Espírito Santo.

A informação foi avançada por Luís Marques Mendes nos comentários habituais na SIC, citando uma carta escrita pelo presidente do Novo Banco (NB) ao comentador. "O presidente do NB informa-me nessa carta que, apesar de todas estas explicações, o NB resolveu, mesmo assim, ‘pedir uma opinião independente a uma consultora internacional de renome, que possa responder de forma imparcial às dúvidas enunciadas’ (sic)". Este anúncio de Ramalho merece a felicitação de Marques Mendes, concluindo que "quem não deve não teme".

O Negócios tentou saber mais sobre esta avaliação independente, mas não obteve, até ao momento, qualquer informação do Novo Banco. Falta perceber qual o espetro dessa avaliação. A última informação polémica, divulgada pelo Público, foi a de que o Novo Banco tinha financiado o comprador da carteira de imóveis que lhe vendeu. Uma ação que, segundo a mesma carta a Marques Mendes, Ramalho diz ser "normal", tendo sido "autorizado pela União Europeia", tal como o Económico já tinha noticiado.

O Novo Banco está a ser avaliado, entretanto, pela Deloitte, que analisa os atos de gestão entre 2000 e 2018, numa auditoria que já devia ter sido entregue no final de julho, mas da qual só enviou dados preliminares. Está também em andamento a análise ao ano 2019, depois do ajuda pública destinada a cobrir os rácios de capital do Novo Banco.

Ver comentários
Saber mais Novo Banco auditoria
Mais lidas
Outras Notícias