APB: "Venda do Novo Banco pode alterar equilíbrio" e pressionar consolidação
Presidente da Associação Portuguesa de Bancos entende que no momento atual os bancos portugueses não estão pressionados para se consolidarem. Mas a venda do Novo Banco pode alterar esse cenário.
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) entende que o sistema financeiro nacional não está sob pressão de consolidação mas admite que a venda do Novo Banco pode alterar essa situação.
Em entrevista à Bloomberg, Vítor Bento afirma que não crê que "haja muita pressão para a consolidação", mas admite que "obviamente que o processo de venda do Novo Banco é um elemento que pode alterar este equilíbrio".
O Novo Banco preparar-se para lançar uma Oferta Pública Inicial em data ainda por definir.
O presidente da APB não quis comentar os possíveis investidores no Novo Banco.
Mas insistiu que os bancos portugueses estão preparados para enfrentar o atual contexto de incerteza económica e geopolítica motivado pelas tarifas de Donald Trump, depois do "enorme esforço" de limpeza do balanço feito nos últimos anos.
"Estão agora mais bem preparados para enfrentar qualquer adversidade", disse, citando o desempenho das ações do BCP que nos últimos 12 meses subiram quase 80%.
Mais lidas