pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Banco polaco do BCP provisiona 92 milhões de euros

As provisões do terceiro trimestre são justificadas com o risco legal dos créditos em francos suíços.

O anúncio foi feito pela instituição financeira polaca e replicado pelo BCP em Portugal.
O anúncio foi feito pela instituição financeira polaca e replicado pelo BCP em Portugal. Tiago Petinga/Lusa
21:07

O Bank Millenium, controlado pelo BCP, anunciou a constituição de 394 milhões de zlótis (cerca de 92,6 milhões de euros ao câmbio atual) de provisões no terceiro trimestre do ano, relacionadas com o risco legal dos créditos em francos suíços.

O anúncio foi feito pela instituição financeira polaca e replicado pelo BCP em Portugal, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O problema na origem das provisões remonta a 2008, quando a instituição concedia empréstimos em francos suíços. A valorização da moeda helvética no mercado cambial provocou dificuldades aos titulares desses créditos, e em 2019 o Tribunal de Justiça Europeu determinou que os clientes têm o direito de pedir a conversão dos empréstimos para a moeda local, o que obrigou o Bank Millennium a constituir reservas para lidar com esses custos.

Os resultados do banco, impactados pelas provisões, tiveram, ao longo de vários anos, reflexo negativo nas contas do BCP, tendência que já foi entretanto invertida. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a operação polaca rendeu 121,1 milhões ao banco português, mais 43% do que em junho de 2024.

Àquele provisionamento soma-se outro, de 21 milhões de euros, relacionado com empréstimos concedidos pelo Eurobank, comprado pelo Bank Millennium em 2018.

Publicidade
C•Studio