Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banif Imobiliária reduz capital de 100 milhões para 50 mil euros

A empresa da área imobiliária do Banif, que está no veículo Oitante, realizou uma redução da quase totalidade do seu capital. O objectivo foi cobrir prejuízos. A Oitante não responde a questões sobre o tema.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 18 de Novembro de 2016 às 14:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Os prejuízos obrigaram à realização de uma redução de capital da Banif Imobiliária. O capital social da empresa que está integrada no veículo Oitante, detida pelo Fundo de Resolução, foi reduzido na sua quase totalidade.  

 

A redução de capital da Banif Imobiliária foi de 99,95 milhões de euros, segundo foi deliberado a 27 de Outubro, de acordo com uma publicação no portal da Justiça. Depois desta redução, o capital da empresa fixou-se em 50 mil euros. Ou seja, desceu de 100 milhões para 50 mil euros.

A finalidade da operação da Banif Imobiliária, que pertence à Oitante, veículo liderado por Miguel Artiaga Barbosa (na foto), que foi administrador do Estado no Banif até à sua queda, foi uma: "cobertura de prejuízos".

Não há números actualizados sobre a situação líquida da Banif Imobiliária, que está na Oitante desde 20 de Dezembro de 2015, quando foi determinada a resolução do Banif. As últimas contas conhecidas são de Junho de 2015, altura em que a empresa da área do imobiliária do banco fundado por Horácio Roque já estava numa situação patrimonial negativa: a diferença entre os activos e os passivos resultava em capitais próprios negativos de 12 milhões de euros.


Nos primeiros seis meses, a linha de resultados não estava a melhorar: os prejuízos já ascendiam a 17 milhões de euros, devido às menos-valias registadas nas vendas de imóveis que estavam a ocorrer e ao efeito da desvalorizações dos fundos imobiliários que se encontravam na sua carteira de activos. O desenvolvimento do negócio - que passava pela alienação de imóveis - ao longo do resto do ano não é conhecido.

 

Desde Agosto passado que a Banif Imobiliária tem como presidente, para um mandato até 2018, Gladstone de Siqueira, que já integrava os quadros da instituição financeira.

Tal como tem acontecido desde a resolução, a Oitante recusa-se a dar explicações sobre a sua actividade incluindo sobre este caso em particular, não explicando porque foi feita a redução de capital nem quais são os passos seguintes.

 

Na Oitante, e daí na esfera pública por estar no Fundo de Resolução, encontram-se ainda vários activos que pertenciam ao Banif, como o Banif Capital e o Banif Pensões. A venda de imóveis era uma das suas principais missões.

 

Desde que existe, o veículo vendeu o Banif Banco de Investimento à empresa chinesa Bison Capital e a Açoreana à Tranquilidade. 

Ver comentários
Saber mais Banif Fundo de Resolução Banif Capital Banif Pensões Miguel Artiaga Barbosa Banif Banco Bison Capital
Mais lidas
Outras Notícias