BCP usou 44% da garantia para jovens no crédito à habitação
Millennium tem uma quota total de 185,4 milhões de euros. Já concedeu 538 milhões de euros em empréstimos a jovens até aos 35 anos na compra de casa ao abrigo do regime da garantia.
O BCP já esgotou 44% da quota que lhe foi atribuída pelo Governo na garantia do Estado para apoio aos jovens na compra da primeira habitação própria e permanente a crédito.
O valor foi avançado pelo CEO do Millennium na apresentação dos resultados dos primeiros nove meses do ano, período no qual o banco lucrou 776 milhões de euros.
O uso de 44% da quota significam um total de aproximadamente 81,5 milhões de euros.
Por sua vez, o volume de crédito correspondente, numa estimativa do Negócios que presume a utilização média de 15% da garantia nos créditos (o tecto máximo permitido neste regime) deverá ter já atingido 538 milhões de euros.
A medida lançada pelo Governo tinha uma dotação inicial de mil milhões de euros, tendo o Executivo reservado outros 200 milhões para reforços, que foram também entretanto disponibilizados. Além disso, o ministério das Finanças acrescentou 350 milhões de euros ao pacote, elevando o total para 1.550 milhões de euros.
"A garantia tem tido importância no crescimento do crédito à habitação na medida em que os jovens já pesam 47% na produção de novo crédito", realçou o CEO do BCP.
"Temos ainda plafond para chegar ao final do ano e a partir daí veremos como as coisas se vão processar", acrescentou Miguel Maya, que fez questão de acrescentar que não subscreve "a ideia de que isto leva ao aumento do preço".
Mais lidas