Banca & Finanças Caixa apresenta prejuízos recorde esta sexta-feira

Caixa apresenta prejuízos recorde esta sexta-feira

A Caixa Geral de Depósitos apresenta os resultados de 2016 esta sexta-feira, que deverão evidenciar prejuízos recorde de cerca de 3.000 milhões. A conferência de imprensa servirá ainda para fazer o ponto da situação sobre o plano de recapitalização do banco do Estado.
Caixa apresenta prejuízos recorde esta sexta-feira
Miguel Baltazar/Negócios

Os resultados da Caixa Geral de Depósitos relativos a 2016 são apresentados pela equipa de Paulo Macedo esta sexta-feira, 10 de Março, em conferência de imprensa, às 17:30, em Lisboa. Os números do ano passado deverão corresponder a um prejuízo recorde de cerca de 3.000 milhões, de acordo com o plano de negócios apresentado em Bruxelas no âmbito do plano de recapitalização do banco do Estado.

 

De acordo com a convocatória que acaba de ser enviada às redacções, a apresentação de resultados servirá ainda para fazer o "ponto de situação do plano de recapitalização da Caixa" que, no total, ascende a 5.145 milhões de euros. Deste valor, já foi concretizado um aumento de capital em espécie no valor de 1.445 milhões, através da conversão em acções de "CoCos" subscritos pelo Estado e da entrega à CGD de 49% da Parcaixa que estava na Parpública.

 

O plano de capitalização prevê ainda a injecção de 2.700 milhões de dinheiro fresco e a emissão de 1.000 milhões de divide perpétua, a colocar junto de investidores privados. A primeira parte desta emissão (500 milhões) terá de ocorrer já, em paralelo ao aumento de capital, enquanto os restantes 500 milhões terão ser concretizados no prazo de 18 meses.

 

De acordo com o plano de negócios que o anterior presidente da Caixa, António Domingues, apresentou em Bruxelas, a instituição terá registado prejuízos de cerca de 3.000 milhões no ano passado, devido à necessidade de registar imparidades para malparado e outros activos num valor que, em termos brutos, terá superado os 3.000 milhões.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI