Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Costa preocupado com crédito ao consumo

O crédito ao consumo causa preocupação ao governador do Banco de Portugal. De qualquer forma, Carlos Costa garante acompanhamento próximo ao crédito hipotecário.

Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

O governador do Banco de Portugal diz que está a acompanhar tanto a concessão de crédito hipotecário como o crédito ao consumo. E Carlos Costa não tem dúvidas de qual dos dois lhe levanta mais reservas.

 

"Se me pergunta qual, o que me preocupa mais é o crédito ao consumo e não o hipotecário", declarou o líder do supervisor bancário na comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

 

Esta quarta-feira, 24 de Maio, no Parlamento Carlos Costa garantiu que seguia "muito atentamente a questão do crédito hipotecário", nomeadamente a relação entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel".

 

Não é a primeira vez que o Banco de Portugal sinaliza preocupações relativas ao crédito ao consumo - que em Março passado renovou recordes -, como para a compra de automóveis ou de outros bens. Aliás, está em cima da mesa um diploma governamental que visa aplicar uma regulação aos intermediários de crédito, nomeadamente através da imposição de regras de idoneidade.

 

Certo é que, na óptica do Banco de Portugal, o acompanhamento feito pelo supervisor pretende "acautelar a estabilidade do sistema financeiro".

Ver comentários
Saber mais Carlos Costa Banco de Portugal crédito ao consumo
Mais lidas
Outras Notícias