pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Credit Suisse entre os bancos investigados por suspeitas de corrupção em Moçambique

O FBI e o Departamento de Justiça estão a investigar se os bancos permitiram e facilitaram práticas de corrupção na emissão de dívida de Moçambique.

credit suisse
credit suisse Bloomberg
06 de Novembro de 2017 às 12:46

As autoridades norte-americanas estão a investigar três bancos internacionais – o suíço Credit Suisse, o russo VTB Group e o francês BNP Paribas – pelo seu papel na venda de 2 mil milhões de dólares de obrigações de Moçambique, avança esta segunda-feira, 6 de Novembro, o The Wall Street Journal.

Segundo a mesma publicação, o FBI está a investigar se os bancos facilitaram a corrupção, permitindo que altos responsáveis daquele país africano se apropriassem de dinheiro arrecadado na emissão de dívida.

O Departamento de Justiça, por seu lado, quer perceber se os bancos ajudaram as autoridades moçambicanas a levantar mais dinheiro do que aquele que a economia permite razoavelmente pagar.

A possível violação das regras por parte destes três bancos já estava a ser analisada desde o ano passado pelas autoridades reguladoras dos Estados Unidos, Reino Unido e Suíça, sendo que os últimos inquéritos ampliaram a investigação para examinar a possibilidade de avançar para um processo criminal.

Em Novembro de 2016, o FMI denunciou a ocultação pelas autoridades moçambicanas de endividamento externo no valor de 1,37 mil milhões de dólares (cerca de 10,6% do PIB em 2015) entre 2012 e 2015.

 

A 18 de Janeiro, Moçambique falhou o pagamento de quase 60 milhões de dólares referentes a uma emissão de dívida pública, no valor de 727,5 milhões de dólares, feita em Abril do ano passado. Aquela dívida já tinha sido sujeita a uma reestruturação que alargou o prazo de reembolso de 2020 para 2023 e aumentou a taxa de juro anual. Um mês depois, o país entrou oficialmente em incumprimento financeiro.

 

As acções do Credit Suisse estão a descer 0,81% para 16,01 francos suíços, enquanto o BNP Paribas perde 1,52% para 64,76 euros. Os títulos do VTB Group não estão a negociar devido à comemoração de um feriado na Rússia.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio