pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Garantia pública? “Se não financiássemos tanto os resultados não seriam tão elevados”

O aumento da carteira de crédito, que teve a contribuição dos empréstimos com garantia do Estado, teve um papel central no resultado da Caixa, admite o CEO do banco. Paulo Macedo confirma os cálculos do Negócios que apontam para que a instituição tenha esgotado 46% da sua quota.

Paulo Macedo na apresentação dos resultados da CGD do primeiro semestre de 2025.
Paulo Macedo na apresentação dos resultados da CGD do primeiro semestre de 2025. Pedro Catarino
30 de Julho de 2025 às 12:11

O crescimento da carteira de crédito da Caixa Geral de Depósitos (CGD) teve uma importância central no aumento do volume de negócios da instituição, e o crédito com garantia pública foi fundamental nessa evolução, admite o CEO do banco público.

“Consumimos 46% da garantia”, afirmou Paulo Macedo, confirmando os cálculos que .

Embora os efeitos do crédito concedido só se façam sentir na sua plenitude ao longo da vida dos empréstimos, que tipicamente é de décadas, são mais um fator que contribui para os resultados, explica.

“Obviamente o efeito no crédito é ao longo de 20 anos”, até porque no primeiro ano dos empréstimos existem frequentemente benefícios que atenuam os custos para os clientes – e os benefícios para os bancos – mas para a Caixa, “se não financiássemos tanto, os resultados não seriam tão elevados”.

“Crescemos no crédito em geral e isso é um motivo de satisfação”, concluiu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio