Gestão da Caixa com quatro mexidas. António Valente sobe a CFO
Paulo Macedo fez quatro mudanças no Conselho de Administração do banco de capitais públicos. António Farinha Morais continua a ser o “chairman” da instituição.
- 2
- ...
A Caixa Geral de Depósitos já tem nova equipa de gestão. Enquanto António Farinha Morais continua a ser o “chairman”, Paulo Moita de Macedo fez quatro alterações na sua equipa, sendo que uma delas é a saída de José João Guilherme que se reformou. O banco de capitais públicos tem um novo CFO, António Valente, um “homem da casa”, reforçando a equipa com ex-BPF, BPI e Banco CTT.
De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Paulo Macedo é o CEO, sendo que Francisco Cary é o vice-presidente de uma Comissão Executiva que inicia funções a 19 de julho, este sábado. Paula Geada deixa o “board”, com a liderança financeira da instituição a passar para as mãos de António Valente, tal como avançado pelo Negócios em janeiro.
O agora CFO entrou no banco público em 1994, como consultor no departamento de participações. Mais tarde, em 2004, assumiu funções de diretor do departamento de Planeamento, Orçamento e Controlo, tendo chegado a diretor-geral do banco público em 2009.
José João Guilherme sai para a reforma, tal como o Negócios noticiou, sendo que há mais dois nomes que se juntam nas saídas: Nuno Martins e Manuela Ferreira. Para estes lugares, além de António Valente, entram Ana Carvalho, Bárbara Pinto e Luís Pereira Coutinho.
Ana Carvalho, nome que tinha sido avançado pelo Eco, é a ex-presidente executiva do Banco Português de Fomento, tendo saído daquela entidade no final do ano passado, depois de o Executivo ter decido não renovar o seu mandato. Foi substituída no cargo por Gonçalo Regalado, que veio do BCP.
Bárbara Costa Pinto vem do BPI para a Caixa. Nomeada Diretora Executiva de Sustentabilidade no início de 2024, esteve na Direção de Crédito do BPI desde 2021, sendo que ingressa no banco de capitais públicos ao mesmo tempo que Luís Pereira Coutinho, o antigo CEO do Banco CTT.
Pereira Coutinho cumpriu três mandatos no Banco CTT, tendo decidido no final do ano passado sair da instituição financeira. Antes, tinha passado pelo BCP e pelo AtivoBank, seguindo agora para a Caixa como um dos novos administradores executivos.
Também há novos nomes entre os administradores não-executivos. João Moreira Rato, o presidente do IPCG, ex-“chairman” do Banco CTT, também faz parte da nova equipa, como tinha sido revelado pelo Eco, assim como Arlindo Oliveira e Monique Hemerijck.
Entre os vogais, Eduardo Stock da Cunha e José de Brito são dois dos nomes da Comissão de Auditoria aos quais se juntam María Marín e Luísa Amaro de Matos, cabendo a António Assis a presidência deste órgão.
Mais lidas