Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong espera reforçar posição internacional através da compra do BESI

A Haitong espera "reforçar a sua presença no mercado financeiro internacional" com a compra do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), revelou a empresa chinesa num comunicado enviado esta quarta-feira à agência Lusa.

Negócios com Lusa 10 de Dezembro de 2014 às 08:08
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...

Trata-se da primeira aquisição da Haitong fora da China e é considerada uma das maiores operações do género efectuadas nos últimos anos por empresas financeiras chinesas.

 

Conforme o acordo celebrado na segunda-feira com o Novo Banco, proprietário do BESI, a compra será feita através de uma subsidiária do grupo, a Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), criada em 2007 em Hong Kong para "realizar investimentos e desenvolver acções no estrangeiro".

 

No comunicado enviado à agência Lusa em Pequim, a Haitong descreve o BESI como um banco de investimento com "forte rentabilidade e alta eficiência operacional".

 

"A rede de distribuição e a base de clientes do BESI são boas", o que permitirá à Haitong "ganhar capacidade nos mercados maduros da Europa e nos mercados emergentes da América do Sul e África", destaca o comunicado.

 

Além da operação portuguesa, o banco de investimento liderado por José Maria Ricciardi está presente no Brasil, Índia (corretagem), Reino Unido, Irlanda, Polónia, Espanha, Estados Unidos e México, contando com um total de 825 colaboradores.

 

O Novo Banco confirmou esta segunda-feira, 8 de Dezembro, que celebrou "um contrato de compra e venda da totalidade do capital social do Banco Espírito Santo de Investimento". O valor de venda foi estabelecido em 379 milhões de euros.

 

O Novo Banco revelou, na altura, que o valor de venda "corresponde a um múltiplo de aproximadamente 1.0x o 'estimated net asset value', com referência a Dezembro 2014", ou seja, a unidade de banca de investimento do BESI foi vendida sem desconto.

 

"O impacto estimado desta operação no rácio de capital Common Equity Tier I do Novo Banco é superior a 50 pontos base", adiantou a mesma fonte.

 

Os últimos indicadores conhecidos, divulgados na semana passada através do balanço que foi feito no âmbito da resolução do BES, revelaram que o Novo Banco tem um rácio de capital de 9,2%, um valor que supera o mínimo estipulado pelas autoridades e que é de 8%. Um valor que revela assim que o banco estará bem capitalizado, não necessitando de mais reforços de capital. Com a venda do BESI, este rácio deverá ser elevado para, pelo menos, 9,7%.

 

"A concretização da compra e venda do BESI encontra-se dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão directa sobre a entidade compradora", acrescentou o Novo Banco.

 

O Negócios noticiou, após a confirmação da venda do BESI à Haitong, que a empresa chinesa vai manter José Maria Ricciardi na liderança do banco.

 
O que é a Haitong, a nova dona do BESI?

A Haitong International Holdings Limited, que comprou o BESI, tem sede em Hong Kong e é detida a 100% pela Haitong Securities, uma sociedade cotada nas bolsas de Xangai e Hong Kong. A aquisição do BESI vai permitir a esta sociedade financeira sair das fronteiras do mercado asiático a que está limitada neste momento.

 

De acordo com o site oficial da Haitong International, além da China, Hong Kong e Macau, o grupo está apenas presente em Singapura.

 

"O grupo tem uma base robusta de clientes e canais de distribuição alargados, com mais de 10 sucursais em Hong Kong e Macau", revela a companhia no seu site. Além disso, acrescenta-se, "o grupo tem dois escritórios de representação em Pequim e Xangai e um companhia internacional – a Haitong International Securities Group – em Singapura".

 

Com a aquisição do BESI, a Haitong entra na Europa e na América. O BESI tem escritórios no Reino Unido, Irlanda, Polónia, Espanha, Estados Unidos, Brasil, México e Índia, neste último país na área da corretagem.

 

Ainda de acordo com o site oficial do grupo, a Haitong presta serviços financeiros a mais de 4,6 milhões de clientes de 12 mil institucionais com mais de 240 escritórios espalhados pelas 30 províncias chinesas.

 

O chairman da Haitong International Securities Group Limited é Ji Yuguang e o presidente executivo Li Jianguo, ainda segundo o site do grupo.

Ver comentários
Saber mais China Novo Banco Haitong Internacional Holding Limited Hong Kong José Maria Ricciardi Haitong Banco Espírito Santo de Investimento BES Banco de Portugal BESI
Outras Notícias