Jovens aceleram procura. Garantia pública para comprar casa usada em 32%
Nos primeiros sete meses do ano, foram contratados 13.200 créditos à habitação ao abrigo do regime de apoio aos jovens na compra da primeira casa. O valor contratado ascendeu a 2,5 mil milhões de euros.

- 6
- ...
A concessão de crédito com garantia pública a jovens na compra da primeira casa está a acelerar.
Dados publicados nesta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP) mostram que em julho, o número de contratos com garantia do Estado aumentou 6,1%, e o montante contratado cresceu 6,5% face ao mês anterior.
"Em julho, foram celebrados 2,4 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente com garantia do Estado, num total de 475 milhões de euros. Estes contratos representaram 45,6% dos contratos e 46,8% do montante contratado por jovens até aos 35 anos para a mesma finalidade", escreve o supervisor. No conjunto dos primeiros sete meses do ano, foram contratados 13.200 créditos à habitação própria e permanente ao abrigo do regime lançado pelo Governo no âmbito das medidas de combate à crise no acesso a habitação. O valor contratado ascendeu a 2,5 mil milhões de euros. "Estes contratos representaram 38,7% do número de contratos e 41,0% do total do montante contratado, no mesmo período", acrescenta o BdP.
Os contratos com garantia pública representaram 21,2% do número total de créditos à habitação e 24,2% do montante total de empréstimos concedidos.
"No final de julho, estavam utilizados 32,1% (348 milhões de euros) do montante total atribuído pelo Estado para garantia no âmbito deste regime", complementa.
Mais lidas